Tecnologia para Oil & Gas promove reúso a partir de sistema de ultrafiltração

  • 13/02/2017

Promover o reúso e o descarte correto da água industrial de maneira segura e responsável é um dos deveres das companhias que lidam com resíduos oleosos, sais inorgânicos solúveis, compostos orgânicos voláteis e outros contaminantes. Para que esta meta seja alcançada de maneira sustentável, a Veolia Water Technologies uniu soluções e desenvolveu a tecnologia OPUS® II, voltada especialmente para o mercado de Oil & Gas. A solução faz o pré-tratamento de água a partir de um sistema de membranas para a remoção de substâncias oleosas com maior eficácia e em uma instalação mais compacta.

Projetada a partir de sua antecessora (OPUS®), a solução OPUS® II consiste na remoção de óleo, durezas, metais e sólidos suspensos da água de alimentação, por meio de um sistema de clarificação operante a um pH elevado e outro de ultrafiltração, realizado graças à tecnologia CeraMem®. Posteriormente, o material filtrado é submetido a um sistema de troca iônica com resinas catiônicas fracas (WAC). Estas etapas funcionam como pré-tratamento para a etapa final, realizada pelo sistema de Osmose Reversa, que tem como objetivo a redução da condutividade, incluindo a remoção de sílica, boro e outros íons.

Os benefícios tecnológicos do OPUS® II são inúmeros. A solução remove 90% de TDS influente a 7.500 ppm, é compacta, modular e tem baixo custo de instalação. A possível incrustação causada pela sílica, cálcio e sais metálicos é minimizada, uma vez que o sistema possui um processo de limpeza contínua (CIP), o que garante a vida útil da membrana em torno de três anos.

A tecnologia pode ser aplicada para reúso do blowdown de torres de resfriamento, no tratamento de água produzida de campos de petróleo e em sistemas ZLD (Zero Liquid Dischard) de tratamento de efluentes industriais.

13/02/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: |