Quatro na disputa pelo FPSO de Sépia

  • 22/03/2017

Petrobras recebe as primeiras propostas para o afretamento da unidade da cessão onerosa

A SBM, Modec, BW e o consórcio Exmar/Queiroz Galvão Naval estão disputando o contrato de afretamento do FPSO de Sépia, unidade prevista para entrar em operação na área da cessão onerosa em 2020. As propostas foram entregues nesta segunda-feira (20/3) à Petrobras, 48 horas depois que a juíza Ivani da Silva Luz, da 6a Vara Federal do Distrito Federal, indeferiu o pedido do Sinaval para suspender o rebid da petroleira.

A comissão de licitação da Petrobras iniciará nesta terça-feira (21/3) o trabalho de análise técnica das propostas. A expectativa é de que o resultado da qualificação técnica seja divulgado ainda em março.

A novidade do rebid fica por conta do interesse da BW, que não apresentou proposta na primeira licitação, e da desistência da Bumi e da Bluewater.  A Petrobras vem tentando afretar o FPSO de Sépia desde 2015, mas os preços apresentados na primeira licitação ficaram acima do seu orçamento.

Na primeria concorrência, que teve duas tentativas de abertura de preço, a petroleira recebeu propostas da SBM, Modec, Bumi Armada e do consóricio QGN/Bluewater. O edital do rebid foi lançado em outubro.

O FPSO de Sépia terá capacidade para produzir 180 mil b/d. Um pedido de waiver para a unidade de produção está sendo avaliado pela ANP.

Fonte: Brasil Energia – Claudia Siqueira
22/03/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , , |