Consorcio de Libra busca novo FPSO

  • 26/07/2017

O consórcio de Libra pretende lançar em novembro edital para o afretamento de um novo FPSO para o ativo. Programada para compor a Fase II do projeto, a unidade terá capacidade para produzir 180 mil b/d de óleo e processar 12 milhões de m3/d de gás, mas não será um clone do FPSO piloto, atualmente em processo de contratação.

As especificações técnicas da nova unidade estão sendo revistas pelo consórcio e já é certo que alguns itens serão alterados. Entre as mudanças já aprovadas está o aumento da pressão de chegada dos poços na unidade e a troca do processo de desidratação do gás.

Enquanto nas unidades do teste de longa duração (TLD) e do piloto de Libra a pressão de chegada dos poços era de 25 Bar, no novo FPSO será 65 Bar, o que permitirá ao consórcio eliminar um dos estágios de compressão, mantendo apenas duas etapas. Outra novidade ficará por conta da utilização da tecnologia TEG (TRI-Etileno Glicol) no processo de desidratação do gás, em substituição a peneira molecular, adotada nos projetos anteriores.

Embora o lançamento da licitação esteja programado para 2017, o recebimento das propostas só será agendado para 2018. O plano do consórcio é conceder seis meses de prazo para as empresas, agendando a entrega da ofertas para o período entre o fim de abril e o início de maio.

Absorvendo o atraso no cronograma do piloto e seu efeito cascata sob as demais etapas do projeto, o consórcio irá remanejar a data do primeiro óleo da Fase II para 2022, ante o prazo original de 2021 previsto no Plano de Negócios 2017-2021 da Petrobras.   O novo sistema de produção irá explotar a parte Noroeste do reservatório de Libra.

Como na licitação do piloto, as empresas poderão optar por construir uma unidade nova ou executar conversão a partir de um casco já existente. O contrato de afretamento do FPSO da fase II de Libra será de 22 anos.

Finalizada a contratação da segunda unidade, o consórcio de Libra planeja retornar ao mercado no fim de 2018 para afretar um novo FPSO para a Fase III.

Abaixo, assista um video em 360 graus por dentro do FPSO Pioneiro de Libra, programado para fazer o TLD do projeto:

Fonte: Brasil Energia – Claudia Siqueira
26/07/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: |