Bourbon Offshore assinou memorando de entendimento com a Automated Ships para apoiar a construção de protótipo
A Bourbon Offshore assinou um memorando de entendimento com a Automated Ships para apoiar a construção do primeiro protótipo de embarcação de apoio offshore autônoma e 100% automatizada do mundo. O projeto será desenvolvido em parceria tecnológica com a norueguesa Kongsberg.
Proprietário de uma frota composta por quase 500 barcos, o armador francês usará sua experiência na fabricação e operação de embarcações de apoio marítimo para contribuir com o desenvolvimento e design do projeto – intitulado Hrönn –, além de alinhá-lo com as demandas de mercado.
Na segunda fase do empreendimento, a Bourbon e a ASL unirão forças para buscar subsídios a fim de financiar a construção do protótipo, que servirá não só à indústria de energia offshore, como também aos setores de pesquisas científicas hidrográficas e pesca.
O Hrönn poderá ser utilizado como embarcação de apoio a operações de contingência e de ROVs e AUVs, que são, respectivamente, robôs submarinos de operação remota e autônoma, utilizados para inspecionar e reparar equipamentos e sistemas subsea, por exemplo.
A Bourbon disponibilizará os equipamentos marinhos necessários para o design, construção e operação do Hrönn, incluindo os sistemas de posicionamento dinâmico e navegação, satélites, automação marinha e comunicação. Os sistemas de controle serão replicados em um centro de operações onshore, viabilizando a operação remota das operações do barco.
Os testes de mar do Hrönn acontecerão na região de Trondheim, na Noruega, e serão conduzidos sob a supervisão da DNV GL e da Autoridade Marítima Norueguesa (NMA).
A entrada da Bourbon no projeto Hrönn acontece após o anúncio de uma parceria com a Kongsberg para desenvolver soluções digitais para a próxima geração de barcos conectados e autônomos. As companhias executarão projetos conjuntos visando a novas modalidades de operações eficientes na indústria de serviços offshore.
Bourbon no Brasil
De acordo com informações da Associação Brasileira das Empresas de Navegação de Apoio Marítimo (Abeam), a Bourbon Offshore tinha em maio (últimos dados disponíveis) quatro embarcações no Brasil: os AHTSs 12.000 Geonísio Barroso, Haroldo ramos e Yvan Barreto e o PSV 1.500 N.S. Loretto, este último operado pela Oceanpact.
O armador francês foi autorizado pela Antaq a operar como Empresa Brasileira de Navegação (EBN) nas navegações de apoio marítimo e portuário em 2004, tendo sua permissão aditada por três vezes – a última delas, em novembro de 2013.