Nuclep entrega seção 2B do futuro submarino Riachuelo

  • 27/07/2017

A NUCLEP realizou, nessa terça-feira (25/07), a cerimônia de transferência da Seção 2B do SBR-3, Submarino Riachuelo. A Seção foi entregue à Itaguaí Construções Navais (ICN), na presença da Diretoria Executiva da NUCLEP e dos representantes da Diretoria Executiva da ICN. O evento, realizado no Galpão Principal da fábrica, também contou com a presença do gerente do Empreendimento Modular de Obtenção dos Submarinos Convencionais do Programa de Desenvolvimento de Submarinos com Propulsão Nuclear (PROSUB), Capitão de Mar-e-Guerra (EN) Celso Mizutani Koga.

A primeira chapa do Submarino Riachuelo foi cortada em 13 de janeiro de 2015. A Seção 2B é composta pelas TR 8B, 9A, 9B e 10, pesa aproximadamente 71 toneladas e mede 11 metros de comprimento. A Seção 2B é a penúltima a ser entregue do SBR-3. O presidente interino, Seixas, parabenizou os trabalhadores envolvidos pelo comprometimento e ressaltou a responsabilidade da NUCLEP diante dos prazos estabelecidos.

A previsão de conclusão das obras de fabricação do casco resistente do SBR-3, é setembro de 2017. O trabalho totaliza um tempo de 2 anos e 7 meses e demonstra o alto grau de maturidade da NUCLEP e da ICN no domínio das técnicas de construção adquiridas na transferência de tecnologia envolvida no PROSUB. O SBR-3 será o futuro Submarino Riachuelo e é o terceiro de quatro submarinos de propulsão convencional em construção no contexto do PROSUB.

Fonte: Estratégia Global – Graan Barros
27/07/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |