Treinamentos gratuitos são destaques na Marintec 2017

  • 26/07/2017

Normas regulatórias sobre o combate à corrupção e ao suborno, e as regras internacionais sobre o uso da água de lastro em embarcações são alguns dos temas dos treinamentos da 14ª edição do evento

 

Todos os profissionais participantes receberão certificados

A busca por mão de obra qualificada é constante em importantes setores da economia do país, como a indústria naval e offshore. Por isso, a Marintec South America aposta na capacitação dos colaboradores do setor e oferece, em parceria com o Grupo RINA, uma das mais relevantes empresas de certificação profissional em atividade, seminários profissionalizantes e treinamentos exclusivos durante os três dias de sua realização em 2017, de 15 a 17 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ).

No dia 15, das 17h às 19h, o destaque será o treinamento “Introdução às Certificações de Antissuborno e Compliance”, que abrangerá duas normas dedicadas ao apoio de empresas que adotam sistemas de compliance como parte do modelo de gestão operacional, atuando no combate, no monitoramento e na prevenção de ações como a corrupção. “A primeira é a ISO 19600, que define diretrizes para as companhias gerenciarem seus processos e, principalmente, seus riscos quanto aos requisitos legais aos quais uma organização se submete. A segunda é a ISO 37001, que trata de um escopo mais específico, que são os sistemas de gestão antissuborno”, afirma o gerente de desenvolvimento de negócios do Grupo RINA no Brasil, Jefferson Carvalho.

Dia 16 será a vez do seminário “Introdução à Classificação e à Certificação”, também das 17h às 19h, com foco nas noções básicas das regras estatutárias nacionais e internacionais, promovendo uma visão geral das principais vistorias de classe realizadas pelas entidades e órgãos regulatórios. “Vamos mostrar quais são os tipos de certificações para as embarcações nacionais, esclarecer as diferenças entre elas e pontuar as vistorias que devem ser executadas para mantê-las sempre em dia”, afirma o diretor do Grupo RINA na América do Sul, Maurizio Nigito.

Já no dia 17, das 18h às 19h, está programado o curso “Introdução ao Gerenciamento de Água de Lastro”, que apresentará uma diretriz inicial das regras internacionais relacionadas ao tema. “Explicaremos quais são as exigências da Convenção Internacional sobre Controle e Gestão de Água de Lastro e Sedimentos de Navios, os prazos por ela determinados, os diferentes sistemas que podem ser adotados pelos armadores para implantá-la e qual é o cenário com relação a isto de setembro para frente, que é quando deve entrar em vigor. Discutiremos também o impacto da norma no setor”, completa Nigito.

Todos os cursos e treinamentos serão gratuitos e fornecerão certificados aos profissionais participantes. Para participar, basta acessar o site oficial do evento e se credenciar, também de forma gratuita – https://www.marintecsa.com.br/pt/credenciamento

Fonte: Portos e Navios
26/07/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |