Descoberta no pré-sal de Marlim Sul

  • 11/08/2017

Prospecto de Poraquê Alto anunciado pela Petrobras está localizado em região com boa infraestrutura na Bacia de Campos

A Petrobras divulgou nesta quinta uma “importante descoberta” no pré-sal do campo de Marlim Sul, por meio de um poço concluído em julho. A divulgação da nova descoberta, feita no prospecto batizado informalmente de Poraquê Alto, foi feita nesta quinta-feira (10/08), junto com os resultados da companhia.

“É uma descoberta muito importante, feita no lead de Poraquê Alto, em Marlim Sul, na Bacia de Campos, onde temos grandes unidades produzindo do pós-sal”, afirmou a diretora de E&P, Solange Guedes.

Em nota, a companhia informou tratar-se de confirmação de reservatório carbonático, com 45 metros de espessura com óleo e boas características de porosidade e permeabilidade. O poço 6-BRSA-1349-RJS atingiu profundidade total de mais de 4,5 mil metros.

De acordo com balanço feito pela Petrobras, Poraquê Alto é a sexta descoberta ou oportunidade de exploração identificada recentemente no pré-sal da Bacia de Campos.

No geral, o óleo no pré-sal de Campos, que até o momento não tem apresentado resultados dos portes de Santos – grandes volumes e capacidade de produção por poço que chega a mais de 30 mil barris/dia –, poderá garantir a sobrevida de projetos na província.
Solange Guedes destacou que descobertas na região têm “competitividade elevada, dado o elevado grau de infraestrutura existe”.

Além de Poraquê Alto, Petrobras listou os prospectos Brava (Marlim), Forno (Albacora), Tracajá (Marlim Leste) e Carimbé (Caratinga). Em todos esses quatro casos, assim como para Marlim Leste, significam volumes de óleo adicionais que podem ser acessados em futuros planos de revitalização ou redesenvolvimento dos ativos.

Solange Guedes também falou sobre o potencial de exploração de novos volumes de óleo no Parque das Baleias, onde começou a produção do pré-sal na Bacia de Campos.

Fonte: Brasil Energia – Gustavo Gaudarde
11/08/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |