Costa Cruzeiros inicia construção do mega navio ‘Costa Smeralda’, o primeiro da frota movido por GNL

  • 18/09/2017

A construção do primeiro novo mega navio da Costa Cruzeiros movido por Gás Natural Liquefeito (GNL) teve início nesta terça-feira, 13 de setembro, no estaleiro Meyer, em Turku, na Finlândia. Na ocasião foi realizada a cerimônia de corte de aço.
O novo mega navio será entregue em outubro de 2019 e se chamará “Costa Smeralda”. O nome foi escolhido após um acordo firmado entre a empresa italiana e o Consórcio Costa Smeralda, que desenvolve e promove a região da Costa Esmeralda (principal área turística da Sardenha) e proprietária da marca Costa Smeralda.

O navio “Costa Smeralda” terá mais de 180 mil toneladas, 2,6 mil cabines e capacidade para embarcar aproximadamente 6,6 mil passageiros.
“Decidimos nomear o novo navio da frota Costa em homenagem a um dos destinos mais encantadores e famosos da Itália. A Costa Esmeralda é um lugar excepcionalmente bonito que combina toda a excelência que a Itália tem para oferecer com o fascínio e o glamour conquistado ao longo dos anos”, diz Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros.

“Mas este não é o único motivo pelo qual este nome foi escolhido. O compromisso do Consórcio da Costa Smeralda com as práticas sustentáveis mostra que temos muito em comum. Por isso, é uma honra ter o nosso navio “Costa Smeralda” como o representante da beleza da Sardenha. O “Costa Smeralda” será o embaixador de tudo o que é magnífico na Itália”, destaca Palomba.

Renzo Persico, presidente do Consórcio Costa Smeralda, afirma: “Estamos muito satisfeitos em colaborar para este projeto maravilhoso ao lado da Costa Cruzeiros, um dos principais players do setor e universalmente reconhecida como uma empresa forte e confiável. Também estamos verdadeiramente honrados com o nome escolhido. Em virtude da excelência alcançada em todo o mundo pelo Grupo Costa, o Consórcio Costa Smeralda confia que o navio certamente disseminará o seu nome para todos os continentes e em todo o mundo”.

Durante a cerimônia de corte de aço, a Costa anunciou também a nova marca que aparecerá na proa do “Costa Smeralda” e de toda a sua frota nos próximos meses. O design da marca é uma versão estilizada da bandeira italiana tricolor e sua forma ondulante lembra o movimento da bandeira ao vento. Os nomes dos navios também serão atualizados e ganharão mais destaque.

“Com a nova marca, estamos reforçando o conceito de italianidade a bordo de nossos navios. Demonstrar o nosso espírito italiano em todo o mundo sempre foi uma fonte de orgulho para nós. E a partir de hoje vamos fazer isso mais claramente com a reprodução da bandeira italiana agitando a proa de nossos navios”, conclui Palomba.

O “Costa Smeralda” é parte do plano estratégico da Carnival Corporation & plc – a maior companhia de cruzeiros do mundo e detentora de 10 marcas, incluindo a Costa Cruzeiros  – de construir sete novos navios movidos por GNL. O primeiro será entregue em outono de 2018 para a Aida Cruises e será comercializado para o público alemão.

O segundo navio da Costa movido por GNL também será construído em Turku e será entregue no ano de 2021.

Os dois novos navios da Costa serão alimentados tanto no porto como no mar aberto pelo GNL, considerado o combustível fóssil mais limpo do mundo. O GNL será armazenado em tanques especiais a bordo dos transatlânticos e usado para gerar 100% da energia necessária. Por conta dos motores híbridos de combustível duplo, o GNL será utilizado tanto para a navegação quanto para os serviços a bordo. O uso do GNL é uma grande inovação em termos de impacto ambiental, reduzindo significativamente as emissões de gases de escape, como o enxofre (SO2), nitrogênio (NO2), gás carbônico e partículas.

“Esses novos navios fortalecerão a presença do Grupo Costa, já líder nos principais mercados da Europa continental”, disse Michael Thamm, CEO do Grupo Costa e da Carnival Asia. “O contrato multibilionário com a Meyer, que também inclui a construção de dois novos navios com GNL para a nossa marca alemã AIDA Cruises, reflete nossa estratégia de inovar constantemente nossas ofertas de férias, proporcionando aos clientes uma experiência de cruzeiro incomparável”.

“Os dois novos navios da Costa são uma verdadeira inovação global e estabelecem novos padrões para todo o setor de cruzeiros”, acrescenta Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros. “Eles estarão entre os primeiros navios de cruzeiro alimentados por GNL, estimulando o desenvolvimento da tecnologia verde, especialmente na área do Mediterrâneo. Eles serão os primeiros navios movidos a GNL do mundo comercializados para turistas de diversos países da Europa, incluindo Itália, França, Espanha, Alemanha e Suíça. Os novos navios também terão serviços únicos e um design de interiores de última geração, representando fielmente nosso conceito italy´s finest”, completa Palomba.

“Os navios terão um design realmente novo e com o que há de mais tecnológico. Estamos felizes em apresentar nossa experiência na construção de navios de passageiros movidos a GNL. Hoje é um momento muito especial para a construção naval. Todas as ideias para os novos navios da Costa finalmente começam a se tornar realidade”, afirma Jan Meyer, CEO da Meyer Turku.

O “Costa Smeralda” fará cruzeiros pelo Mediterrâneo Ocidental e as vendas dos roteiros a bordo do novo mega navio serão abertas nos primeiros meses de 2018.

CABINES: DESIGN ITALY´S FINEST – Durante a cerimônia de corte de aço do mega navio “Costa Smeralda”, a Costa revelou também detalhes do design das cabines, inspiradas no conceito italy´s finest da companhia.

As cabines foram desenhadas pelo estúdio de arquitetura de Milão, Dordoni Architetti. A empresa é uma das quatro parceiras de design da Costa selecionadas para desenvolver a parte interna dos dois novos mega navios.

O design das cabines baseiam-se na história e tradição da marca Costa. “O conceito italy´s finest, para mim, é um orgulho nacional que passa de geração para geração. Temas como orgulho, sabor, tempo, estilo e atitude ajudaram a moldar o design para os navios”, ressalta Adam D. Tihany, diretor Criativo da Dordoni Architetti.

As cabines retratam o orgulho nacional e o melhor do estilo italiano, convidando os hóspedes para um passeio único pela Itália. O tour pelas principais cidades italianas começará por Palermo no deck 4 e se estenderá por mais 11 decks, que representam as belezas de Capri, Roma, Veneza, Florença  e Milão, até chegar ao deck 17 na área Bellagio. Em cada deck, os hóspedes poderão experimentar a cultura italiana por meio do design que captura o espírito de cada cidade.

O espírito e a cultura de cada cidade italiana continuarão pelos elevadores e pelos corredores dos navios, criando uma atmosfera confortável e que representa a filosofia italy´s finest. Ao entrar nas cabines, os passageiros serão recebidos por um painel fotográfico das cidades italianas com suas cores e símbolos. Os banheiros proporcionarão uma sensação única com parede de mármore e uma janela grande que aumenta a percepção de espaço e aumenta a luminosidade nas cabines.

“Como nas cidades italianas, a singularidade artística, cultural e histórica se fundem. Os diferentes elementos das cabines se harmonizam e se combinam para construir um ambiente único, elegante e atemporal:La città in a stanza (A cidade em uma sala)”, diz Dordoni Architetti.

Como parte da iniciativa da Costa para criar uma autêntica experiência de design “Made in Italy”, todos os móveis de cabine, a iluminação, o tecido e os acessórios foram projetados pela Dordoni e criados em colaboração com os principais fabricantes italianos Molteni & C (sofás e cadeiras), Roda (móveis de varanda), Flos (iluminação decorativa), Dedar e Rubelli (tecidos e estofados). Essas importantes marcas italianas fazem parte de um projeto de colaboração grandioso e que contempla ao todo 15 fabricantes, incluindo empresas como Kartell, Poltrona Frau e Alessi. Com a participação dessas marcas de renome, os novos navios da Costa serão projetados e equipados seguindo o melhor do italy´s finest.

Ficha técnica – “Costa Smeralda”
Bandeira: Italiana
Entrega: 2019
Estaleiro: Meyer (Finlândia)
Comprimento total (aproximadamente): 337 m
Tonelagem bruta: 182.700
Cabines:  2.612 (63,7% com varanda)
Passageiros (aproximadamente): 6.518
Tripulação: 1.682

Fonte: Portos e Navios
18/09/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: |