Contagem Regressiva Para Tartaruga Verde

  • 05/02/2018

O FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes será o primeiro da lista de sete unidades da Petrobras a entrar em operação em 2018, marcando o início da produção definitiva nos campos de Tartaruga Verde e Mestiça, na Bacia de Campos. A petroleira espera receber na próxima semana a licença ambiental de instalação da unidade da Modec, que teve sua obra finalizada em outubro e, desde então, aguarda autorização do Ibama para deixar o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), com destino à locação.

De acordo com a diretora de E&P da Petrobras, Solange Guedes, a expectativa é de que o FPSO Cidade de Campos dos Goyatacazes entre em operação cerca de 45 a 60 dias depois do início da ancoragem. A previsão original era de que a unidade entrasse em operação em 2017, mas a não liberação da licença acabou adiando o plano da petroleira.

Com capacidade para produzir 150 mil barris/dia de óleo e processar 5 milhões de m3/dia de gás, a unidade pode estocar 1,6 milhão de barris. O projeto de desenvolvimento da produção de Tartaruga Verde terá 18 poços, sendo 12 de produção e seis de injeção.

O contrato com a Modec foi assinado em 2015. A conversão do casco foi realizada na China e a integração e montagem dos módulos, no Brasil.

Além do Cidade de Campos dos Goytacazes, a Modec mantém outros nove FPSOs afretados a Petrobras, sendo sete em operação e dois recém-contratados que terão suas conversões iniciadas neste ano.

Fonte: Brasil Energia – Claudia Siqueira
05/02/2018|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |