Licitação do FPSO Búzios V tem novo adiamento

  • 21/03/2018

Data de abertura da licitação para contratação do projeto é adiada para abril em razão de acertos com TCU

A Petrobras adiou pela sexta vez consecutiva a data de entrega das propostas da licitação para o afretamento do FPSO de Búzios V, unidade programada para ser na cessão onerosa em 2021. Com a prorrogação, o novo prazo foi remarcado para 13 de abril.

O adiamento, segundo fontes, foi motivado não só por solicitação de algumas empresas participantes como também pela necessidade de atualização do custo do projeto junto ao TCU. O valor apresentado pela petroleira ao órgão foi orçado antes do lançamento da licitação e, embora tenha sofrido alteração, não chegou a ser atualizado.

O FPSO de Búzios V terá capacidade para produzir 180 mil barris/dia de óleo e processar 12 milhões de m³/dia de gás. A unidade será contratada pelo prazo de 21 anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

A data de 13 de abril deve ficar como prazo final sem possibilidade de nova mudança. O prazo estabelecido anteriormente pela Petrobras estava marcado para a próxima segunda-feira (26/3).

Além da unidade de produção para Búzios, a Petrobras conduz outras três licitações para o afretamento de quatro FPSOs, sendo dois para Marlim, um para Mero e outro para o Parque das Baleias. Nos três processos, a data de entrega de propostas foi agendada para junho.

A Petrobras colocará em operação em breve o primeiro sistema definitivo de Búzios, com a P-74. A unidade chegou à locação no início de março.

Além da P-74, outras duas unidades de Búzios entrarão em operação ao longo de 2018, Búzios II (P-75) e Búzios III (P-76). Em 2020, a petroleira tem programado o início de produção da quarta unidade, P-77.

Fonte: Brasil Energia – Claudia Siqueira
21/03/2018|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |