92% das determinações presidenciais estão sendo atendidas

  • 02/04/2018

Boletim Informativo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Especial 47ª Reunião Plenária

No dia 21 de março, o presidente Temer reuniu o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) no Palácio do Planalto, em Brasília, para a realização de mais uma reunião de trabalho do colegiado. Na oportunidade, juntamente com os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que 92% das determinações presidenciais tomadas a partir de recomendações do 1º ciclo de grupos de trabalho do Conselhão estão sendo atendidas. Em números, isso significa que das 26 iniciativas propostas em resposta às demandas dos conselheiros, 17 foram concluídas (correspondendo a 65%) e sete estão em andamento, algumas em vias de conclusão.

Governo recebe sugestões para a economia do país

O CDES entregou sugestões referentes aos temas “relações internacionais e política comercial” e “investimento e intermediação financeira”. Em resposta, diversas iniciativas foram destacadas e outras nove foram indicadas como prioridade aos ministros.

Temer determina ações para a área social

A partir de recomendações feitas pelo Conselhão, o presidente da República, Michel Temer, determinou durante a reunião plenária a implementação de ações voltadas à saúde, segurança pública e empregabilidade. Também destacou medidas já em curso.

Conselheiros recebem novos temas para GTs

“Revolução digital”, “pacto federativo” e “profissões do futuro” foram os temas escolhidos pelo presidente Michel Temer para receber aconselhamento do colegiado. Em breve, será divulgada a agenda de trabalho, com início já em abril.

Para conselheiros, trabalho do CDES melhora o Brasil

Em entrevista ao Portal Planalto, conselheiros experientes como Sonia Guimarães e Germano Rigotto e as novatas Márcia Barbosa e Mafoane Odara deram depoimentos sobre o papel do Conselho e os seus resultados. As avaliações destacaram o alto nível de entregas.

Decreto da Estratégia Digital é assinado

Decreto assinado pelo presidente instituiu o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabeleceu a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Iniciativa foi demandada pelo GT “produtividade e competitividade”.

SuperTEC é lançada durante reunião plenária

O governo lançou oficialmente a SuperTEC – plataforma que permite o mapeamento integrado de demandas do setor produtivo por cursos de qualificação profissional, unindo os ministérios da indústria e da educação. O anúncio foi feito durante plenária do Conselhão.

“Olhar plural sobre o país”, por Eliseu Padilha

Em artigo assinado no jornal O Globo de 20 de março, o ministro Eliseu Padilha, secretário-executivo do Conselhão, abordou a importância do CDES para o exercício da cidadania e apontou seus principais feitos, no momento em que o fórum completa 15 anos.

Fonte: Notícias – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
02/04/2018|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |