A Wilson Sons Estaleiros, empresa de construção naval do Grupo Wilson Sons, concluiu a conversão do “Gaivota”, agora um OSRV (Oil Spill Recovery Vessel). O ano de construção da embarcação é 2003, quando iniciou suas operações como um PSV (Platform Supply Vessel). Este é o primeiro OSRV da frota da Wilson Sons Ultratug Offhore, “joint venture” da Wilson Sons com o Grupo Ultramar.
“A operação realizada foi bastante complexa, as modificações e modernizações transformaram o “Gaivota” em um OSRV com padrão de excelência para esse mercado. A execução do projeto foi um sucesso, entregamos a embarcação dentro do prazo e com alto nível de satisfação percebida pela WSUT”, comenta o diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza.
O trabalho de conversão começou em março. Com as mudanças, o “Gaivota” deixa de operar como PSV especialista para granéis sólidos, para atuar no recolhimento de óleo em caso de vazamento, com capacidade de armazenar até 760 metros cúbicos de óleo. A embarcação passou por modificação na estrutura de redes e tubulações, os tanques foram adaptados para recebimento de óleo recuperado, e novos equipamentos foram instalados: bombas de alta capacidade, barreiras de contenção, skimmer, barco de trabalho para reboque e posicionamento das barreiras. Além de todo esse processo, o OSRV também passou por docagem na Wilson Sons Estaleiros, processo que envolve procedimentos de manutenção e reparos para preservar a integridade estrutural, mecânica, elétrica e estética.