Modec contrata primeira UMS para o Brasil

  • 23/07/2018

Flotel UMS Safe Concordia

Empresa de FPSOs e Prosafe fecham contrato para flotel que irá operar por 22 meses em Campos e Santos

A UMS Safe Concordia, de propriedade da Prosafe, irá apoiar dois FPSOs da Modec no Brasil, em operações nas Bacias de Campos e de Santos para a Petrobras. O flotel foi afretado pelo prazo de 22 meses e entrará em operação em setembro, marcando a primeira contratação deste tipo pelo grupo no país.

As duas empresas não revelam os nomes dos FPSOs que serão atendidos pela UMS Concordia. A campanha do flotel terá início pela Bacia de Campos.
A intenção original da Modec era de que a contratação da UMS apoiasse apenas um FPSO, mas durante a consulta ao mercado a empresa optou por ampliar o contrato e estendê-lo a mais uma unidade. O processo de afretamento do flotel foi lançado no início do ano.

O flotel Safe Concordia está em Curaçao e voltará o operar no Brasil após um recesso de cerca de um ano. A unidade está parada desde o terceiro trimestre de 2017, quando terminou seu contrato com a Petrobras.

O Safe Concordia tem capacidade para acomodar 461 pessoas. Embora a Modec mantenha sigilo, a aposta do mercado é de que o flotel preste apoio ao FPSO Cidade de Caraguatatuba, no campo de Lapa, no cluster de Santos, que teve a produção temporariamente interrompida em setembro de 2017 após a verificação de uma rachadura na torre do flare.

Essa será a primeira vez que a Modec utilizará uma embarcação de grande porte para dar suporte às suas atividades no Brasil. A única contratação deste tipo feita até o momento pelo grupo estava resumida ao afretamento do barco da Boskalis.

A Modec mantém atualmente 14 contratos de FPSOs no Brasil, sendo 12 com a Petrobras, um com a Shell e um com a OSX, apenas de operação. Do total de unidades, 12 estão em operação, sendo metade em Campos e a outra parte em Santos, e duas estão em fase inicial de construção para os projetos de Sépia e Mero 1, com primeiro óleo previsto para 2021.

Fonte: Brasil Energia – Claudia Siqueira
23/07/2018|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |