O Aliança Tramontano é um rebocador de última geração e conta com 32 metros de comprimento e capacidade de tração estática de 70 toneladas bollard pull. Assim como os dois últimos – Aliança Levante e Aliança Mistral -, o novo rebocador possui um nível superior de automação (classe ‘Automatic Bridge Centralized Control Unmanned’), permitindo que os controles do sistema de propulsão sejam inteiramente comandados e monitorados pelo passadiço. A expectativa é o que a última embarcação da série – Aliança Bora – seja batizada até o final do ano.
De acordo com José Roberto Salgado, diretor executivo da Aliança e da Hamburg Süd, a nova série conta com alta tecnologia embarcada e, por isso, garante ainda mais segurança e versatilidade. “Nossa proposta é atuar em vários portos brasileiros para oferecer apoio às atracações de navios de diversos armadores, entre eles Maersk, Hamburg Süd e Aliança”, afirma Salgado, que participou, hoje, da solenidade em Itajaí.
Como em todo batismo, o centro das atenções é a madrinha que, segundo uma centenária tradição marítima, traz sorte ao navio. É ela quem aciona o dispositivo que faz com que a garrafa de champanhe se rompa no casco. Para batizar o Aliança Tramontano, a companhia escolheu como madrinha a gerente de Customer Service da Aliança, Ana Garcia, que está na companhia há 26 anos. Ela começou como secretária e – com muito aprendizado e determinação – foi assumindo novas responsabilidades, tendo atuado na área de Procurement Management e como coordenadora de Vendas e de Customer Service.
Ao receber o convite para ser madrinha do rebocador, Ana Garcia, 54 anos, se emocionou, pois além da homenagem, o nome da embarcação lembra um pouco da história de seus pais, que eram de Trás-os-Montes, em Portugal. “Nada é por acaso e me sinto lisonjeada de poder reunir lembranças a um momento tão especial como este”, destaca a funcionária.
Quando chegou à Hamburg Süd, Ana Garcia lembra que não sabia nem mesmo o que era um contêiner. “A empresa me deu oportunidade para aprender com as informações do dia a dia e assumir mais responsabilidades. Tive a sorte de contar com gestores que sempre me estimularam”, destaca a madrinha do Aliança Tramontano.
Ao longo de sua trajetória na companhia – primeiro na Hamburg Süd e posteriormente na Aliança -, Ana destaca dois momentos que a marcaram muito: a centralização da área de Customer Service, quando passou a cuidar de todos os portos e não apenas de Santos, e a recente mudança de sistema, que trouxe uma grande transformação tecnológica com foco no melhor atendimento ao cliente.
“Ana é uma profissional competente e engajada. Para ela, tarefa dada é tarefa cumprida. Com muito foco em processos, a profissional é forte, participativa e sempre esteve preparada para assumir todos os desafios”, complementa João Gouveia, diretor de atendimento ao cliente, que trabalha com a profissional desde 2013.