Governo e Executivos se reúnem dia 13 para discutir novas regras de Conteúdo Local em Petróleo e Gás

  • 10/09/2018

Fórum Nacional abordará como o setor se planeja para atender à nova demanda e garantir a competitividade da indústria nacional.

As novas regras de Conteúdo Local para Petróleo e Gás e oportunidades de negócios serão os temas principais do Fórum Nacional de Petróleo e Gás, que será realizado dia 13 de setembro, no Hotel Othon Copacabana, no Rio de Janeiro. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) esclarecerá aos executivos do setor quais são as mudanças previstas nas Resoluções ANP 19/2013 e 27/2016 e os novos mecanismos de obtenção da certificação.

O foco do evento de negócios, realizado pela Conceito Seminários, será o de abordar as oportunidades de mercado em torno do Conteúdo Local, potencialidades e gargalos da indústria fornecedora de bens e serviços. O BNDES falará à cadeia de fornecedores sobre a nova flexibilização de Acesso ao Crédito do Programa BNDES P&G.

As consultorias KPMG e Wood Mackenzie abordarão como as novas regras de Conteúdo Local terão o potencial de destravar a produção de 21 bilhões de barris de petróleo no Brasil e quais são as perspectivas de bonificação (ao invés da penalização). O SINAVAL demonstrará a necessidade de um Conteúdo Local maior do que o estabelecido pelo Governo e pela ANP para que a indústria naval possa sobreviver à crise nacional, com recuperação do nível de emprego nos estaleiros brasileiros. Já a Firjan levará os desafios à modernização da ferramenta de Conteúdo Local como entraves e oportunidades. As instituições esclarecerão as dúvidas que inquietam o mercado brasileiro: Quais serão os impactos para a retomada de empregos e da competitividade na indústria? Quais serão as ações reais de incentivo à participação dos subfornecedores nacionais e das tecnologias inovadoras?

O destaque internacional ficará com da empresa Equinor: a apresentação do caso norueguês que desenvolveu uma indústria de petróleo competitiva a partir do Conteúdo Local. O painel conta também com as novas estratégias de negócios entre as indústrias brasileira e estrangeira e as soluções de parcerias que a multinacional estruturou para atingir as metas da regulamentação mais recente.

No bloco jurídico, os escritórios Mattos Filho e Pinheiro Neto Advogados esclarecerão questões da Resolução ANP 726 que envolvem bonificação, multas, pedidos de waiver.

O setor aguarda com expectativa esse encontro de executivos que debaterá e apontará soluções para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva naval e offshore, fontes de financiamento, qualidade dos produtos, atendimento dos prazos e outros fatores decisivos para o sucesso dos negócios.
Programação e Serviço: clicar no banner de Conteúdo Local à direita desta página.

10/09/2018|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |