Barca Angra dos Reis é lançada ao mar para testes no Ceará

  • 05/11/2018

Previsão é de que a embarcação chegue ao Rio de Janeiro no fim de novembro de 2018. Essa é a quinta embarcação adquirida pelo Estado. A meta é a renovação da frota do sistema aquaviário, representando investimento total de cerca de R$ 147 milhões.

A nova embarcação Angra dos Reis passa por testes e comissionamento dos equipamentos após ser lançada ao mar no dia 24 de outubro (quarta-feira), no Estaleiro Inace, Ceará. A realização da prova de mar está prevista para a primeira semana de novembro. Logo depois, será iniciada a viagem em direção ao Estado do Rio de Janeiro. A entrega da embarcação deverá acontecer até o fim de novembro de 2018

A Angra dos Reis tem capacidade para transportar 500 passageiros e conta com acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bicicletário e maior espaço interno. Além disso, por ser uma embarcação mais rápida e moderna, proporcionará a redução do tempo de viagem em relação às barcas tradicionais.

Essa é a quinta embarcação adquirida pelo Estado. A meta é a renovação da frota do sistema aquaviário, representando investimento total de cerca de R$ 147 milhões.

Em 2016, foi entregue a barca Itacoatiara, que opera na Linha Praça XV — Arariboia. Em 2015, entraram em operação as embarcações Pão de Açúcar e Corcovado, reforçando a linha Rio — Niterói; e Ilha Grande, que faz o trajeto Praça XV— Paquetá.

O transporte aquaviário recebe cerca de 73 mil passageiros por dia. Por ano, a Concessionária CCR Barcas transporta, aproximadamente, 20 milhões de usuários, em mais de 80 mil viagens — navegando cerca de 402,3 mil milhas náuticas (745 mil quilômetros).

Cada uma das barcas cearenses (Angra dos Reis e Ilha Grande) tem capacidade para transportar 500 pessoas e ambas contam com acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, janelas panorâmicas, bicicletário e fraldário.

Já as embarcações chinesas [Itacoatiara, Pão de Açúcar e Corcovado] têm oferta de duas mil lugares cada e contam ainda com dupla proa, o que elimina a necessidade de manobras para atracação, otimizando o tempo de viagem.

Fonte: Portal Fator Brasil
05/11/2018|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |