Pezão visita estaleiro no Ceará e conhece embarcação Angra dos Reis

  • 12/11/2018

Fortaleza-CE – 07-1102018 – Visita ao estaleiro cearense/ barca Angra dos Reis – Fortaleza
Foto: Carlos Magno

Rio – O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, visitou, nesta quarta-feira (07/11), o estaleiro Inace, no Ceará, responsável pela produção da embarcação Angra dos Reis. Pezão e Rodrigo Vieira acompanharam os preparativos para os testes que estão sendo realizados na barca, atracada no cais do estaleiro.

– É um prazer estar aqui em Fortaleza levando mais uma barca para o Rio de Janeiro. Uma barca que vai trazer conforto, tranquilidade, que vai dar qualidade de vida a todo usuário do nosso estado, em Angra dos Reis, em Paquetá, lugares onde já temos uma barca como essa instalada – afirmou o governador.

A realização da prova de mar está prevista para a segunda quinzena deste mês. Logo depois, será iniciada a viagem em direção ao Estado do Rio de Janeiro. A entrega da embarcação deverá ser feita na primeira quinzena de dezembro. Todas as etapas estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Estado de Transportes.

– Essa barca é essencial para a população do Rio de Janeiro e vai compor a frota da concessionária para oferta do serviço aquaviário. Nós, que temos o quarto maior serviço aquaviário do mundo, temos que continuar investindo para garantir a qualidade – disse o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira.

A barca Angra dos Reis tem capacidade para transportar 500 passageiros e conta com acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bicicletário e maior espaço interno. Além disso, por ser uma embarcação mais rápida e moderna, proporcionará a redução do tempo de viagem em relação às barcas tradicionais.

Durante a visita, o governador Pezão ressaltou ainda que outras entregas serão feitas pelo Estado até dezembro.

– Quero tentar ao máximo entregar o governo com as contas em dia. Estou conversando permanentemente com o meu sucessor, mostrando a importância de se seguir com o Plano de Recuperação Fiscal. Temos muita obra para entregar até dezembro. Então, tem uma série de conquistas, e, torcer para dar tudo certo, torcer muito para que o Brasil cresça e se desenvolva – concluiu.

Renovação da frota

Essa é a quinta embarcação adquirida pelo Governo do Estado. A meta é a renovação da frota do sistema aquaviário, representando investimento total de cerca de R$ 147 milhões.

Em 2016, foi entregue a barca Itacoatiara, que opera na Linha Praça XV – Arariboia. Em 2015, entraram em operação as embarcações Pão de Açúcar e Corcovado, reforçando a linha Rio – Niterói; e Ilha Grande, que faz o trajeto Praça XV – Paquetá.

Cada uma das barcas cearenses (Angra dos Reis e Ilha Grande) tem capacidade para transportar 500 pessoas e ambas contam com acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, janelas panorâmicas, bicicletário e fraldário.

Já as embarcações chinesas (Itacoatiara, Pão de Açúcar e Corcovado) têm oferta de 2 mil lugares cada e contam ainda com dupla proa, o que elimina a necessidade de manobras para atracação, otimizando o tempo de viagem.

Passageiros transportados

O transporte aquaviário recebe cerca de 73 mil passageiros por dia. Por ano, a Concessionária CCR Barcas transporta, aproximadamente, 20 milhões de usuários, em mais de 80 mil viagens – navegando cerca de 402,3 mil milhas náuticas (745 mil quilômetros).

Estaleiro Inace

A Indústria Naval do Ceará (Inace) é uma empresa privada, 100% brasileira. Líder nacional na construção de iates de luxo e navios patrulha, é considerada uma das maiores fornecedoras de embarcações offshore. São cerca de 900 embarcações entregues em mais de quatro décadas.

Fonte: Diário do Vale
12/11/2018|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |