Italianos se apresentam para ajudar a salvar estaleiro de Suape com novas encomendas

  • 24/01/2019

Os italianos se movimentaram nesta quarta-feira no Recife, de olho no projeto das corvetas da Marinha.

Licitação das fragatas da Marinha do Brasil fica para governo Bolsonaro

Marinha pode gerar milhares de empregos com navios em Suape. Licitação sai dia 30
De olho na China e na Marinha, Suape anuncia retomada da dragagem do canal de acesso ao estaleiro Promar

Os executivos do grupo Fincantieri (empresa italiana que detém o estaleiro Vard Promar) fizeram uma visita hoje à Fiepe para prospectar negócios e divulgar o projeto que está concorrendo ao edital das corvetas da Marinha no valor estimado em US$ 1,6 bilhão.
Na visita à Fiepe, representando o FLV estava o presidente da Finacantieri no Brasil, Stelio Vaccarezza. Com ele, a ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta, acompanhada de diplomatas italianos.

Eles foram recebidos pelo presidente da Fiepe, Ricardo Essinger.

Depois da Fiepe, os italianos tiveram um almoço com o governador Paulo Câmara, antes de embarcarem para Brasília. A comitiva era formada pela ministra da Defesa da Itália.

O projeto italiano para a construção de quatro corvetas (navios militares) para a Marinha do Brasil (MB) foi apresentado aos pernambucanos na manhã desta quarta-feira (23), durante evento na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).
O investimento estimado em US$ 1,6 bilhão está em processo licitatório e tem atualmente quatro concorrentes internacionais.
Os consórcio italiano FLV, no entanto, é o único que garante a construção das embarcações no Estado, em Suape.
O consórcio é formado pelas empresas italianas Fincantieri S.p.A, Leonardo S.p.A e pela Vard, presente em Pernambuco através do Estaleiro Vard Promar, no Complexo Industrial Portuário de Suape.

A licitação

O contrato previsto pela Marinha inclui a construção de quatro embarcações do tipo corveta, sendo da nova classe “Tamandaré”, desenvolvida pela MB, ou de porte semelhante.

As novas embarcações são essenciais para a Marinha, que conta atualmente com uma fragata obsoleta com mais de 40 anos de serviço. As corvetas serão utilizadas para a vigilância da costa brasileira e operações de paz no Atlântico Sul sob o comando da Organização das Nações Unidas (ONU).

A empresa italiana destacou que o consórcio FLV, no entanto, é o único dos quatro concorrentes que irá usar o modelo brasileiro.

“Os outros três apresentaram projetos próprios, o que signigfica que, caso a Marinha Brasileira tiver interesse futuro de exportar as embarcações do mesmo modelo, terá que pagar pelo direito de uso do projeto”.

“Apostamos na estrutura do Vard Promar e na capacidade dos trabalhadores do Estado para entregar essa encomenda. Acreditamos que oferecemos as melhores condições para levar esse investimento: já temos um estaleiro definido e experiência na área”, defendeu o presidente da Finacantieri no Brasil, Stelio Vaccarezza.

A expectativa é que a construção das corvetas gere em torno de 500 postos de trabalho, em Suape, que sofre com a desmobilização do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) ao longo dos últimos anos.

A empresa diz que as perspectivas podem ser melhores.

O consórcio já sinalizou o interesse em produzir no Brasil corvetas da classe Tamandaré para exportar a outros países da América do Sul.

“Outras marinhas, como a da Argentina, Chile, Equador e Colômbia, contam com embarcações obsoletas e poderiam ser novos mercados para os italianos a partir do Brasil”.

Fonte: Blog do Jamildo
24/01/2019|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |