Unidade da Golar LNG foi afretada pela Celse para regaseificar o GNL que abastecerá a termelétrica Porto de Sergipe I
Afretada pela Celse até 2044, a FSRU da Golar LNG será ancorada a 6,5 km da costa de Sergipe, onde atuará como meio de abastecimento da termelétrica Porto de Sergipe I (1.516 MW), que está em construção no município de Barra dos Coqueiros.
A ancoragem da unidade será do tipo Submerged Soft Yoke System (SSY), um sistema desenvolvido para manter a FSRU na mesma posição, permitindo que a embarcação gire livremente (360 graus em torno do ponto de conexão) de acordo com as forças externas.
Depois de regaseificado, o GNL recebido pela unidade flutuante será exportado na forma de gás natural por um gasoduto de 18” que está sendo instalado pela Sapura em lâmina d’água de 20 m.
A UTE Porto de Sergipe 1 será responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 26 distribuidoras de energia de todo o país a partir de janeiro de 2020.
O comissionamento do empreendimento de R$ 5 bilhões — o maior investimento privado já feito em Sergipe — está programado para este ano, com finalização prevista para o final de setembro de 2019.
Fonte: Brasil Energia – João Montenegro