A confiança no Brasil do Consórcio Damen Saab Tamandaré

  • 11/03/2019

 

Corveta Sigma 10514 proposta pelo Consórcio Damen Saab Tamandaré

O consórcio Damen Saab Tamandaré tem forte confiança no país e vislumbra estabelecer uma parceria sólida e de longo prazo com o Brasil. A proposta apresentada pelo Consórcio à Marinha do Brasil contempla um amplo programa de transferência de tecnologia, com parcerias e fortalecimento de empresas locais, beneficiando o setor de defesa brasileiro.

De acordo com o cronograma estabelecido pelas empresas, os primeiros dois módulos, o 3 e o 5, da 1ª corveta serão construídos no estaleiro da Damen, na Holanda, ao mesmo tempo em que os demais módulos, 1, 2, 4 e 6, serão construídos no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá (Brasil).

Nessa etapa, engenheiros e técnicos brasileiros poderão adquirir conhecimento in loco durante um treinamento que, de acordo com o cronograma, deve durar de 3 a 6 meses. Ao retornarem ao Brasil, esses profissionais terão adquirido conhecimento suficiente para promover a transferência de tecnologia às indústrias locais e, a partir disso, todos os módulos, da 2ª à 4ª corveta, serão desenvolvidos no Brasil.

Outro objetivo do grupo é de adquirir o máximo possível de conteúdo local no que diz respeito a fornecedores de materiais e serviços. A fim de ampliar a parceria com novas empresas locais, o Consórcio tem promovido encontros com as indústrias brasileiras para apresentar o projeto das Corvetas e mapear possíveis fornecedores.

Sigma 10514

Um dos diferenciais da proposta apresentada pelo Consórcio Damen Saab Tamandaré é de sua cadeia de parceiros, que possibilitará uma curva de aprendizado reduzida em relação aos processos do projeto. Isso porque as empresas integrantes do Consórcio já têm um longo histórico de parcerias mútuas no Brasil e no mundo.

A exemplo disso, a Damen e a Wilson Sons Estaleiros somam quase 30 anos de parceria e já trabalharam juntas em mais de 90 projetos; a empresa brasileira CONSUB atua com a Marinha do Brasil há mais de 20 anos e a também nacional WEG que, juntamente com a Wilson Sons, desenvolvem projetos em parceria há mais de 10 anos.

Outras brasileiras como a Akaer, Opto Eletrônica e Atmos Sistemas, que fazem parte do consórcio Damen Saab Tamandaré, já trabalham em parceria com a Saab no desenvolvimento do Programa Gripen brasileiro.

Fonte: Poder Naval
11/03/2019|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |