ANTAQ prestigia lançamento da Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval do RS

  • 30/04/2019

A Frente tem por objetivo debater e encaminhar propostas para o desenvolvimento do modal aquaviário na plataforma logística do Estado, servindo como um espaço de discussão entre o setor e o poder público

Os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Mário Povia (diretor-geral) e Francisval Mendes, participaram da solenidade de instalação da Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval do RS, que aconteceu ontem (24), no auditório do Cais Mauá, em Porto Alegre.

O evento também contou com a presença do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, do superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, do consultor especial da ABTP, Wilen Manteli, de autoridades dos governos estadual e municipais, empresários e representantes da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira. O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal, representou o governador do Estado, Eduardo Leite.

A Frente tem por objetivo debater e encaminhar propostas para o desenvolvimento do modal aquaviário na plataforma logística do Estado, servindo como um espaço de discussão entre o setor e o poder público. A Frente é presidida pelo deputado estadual Fábio Branco (MDB) e é integrada por outros 27 deputados estaduais, de diferentes partidos.

O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, vê a Frente como imprescindível para viabilizar a integração dos diferentes modais de transporte do Estado. “A logística não pode ser apresentada de forma compartimentada. Quando se produz, é preciso escoar e receber matéria-prima”, afirmou.

Além de autoridades e lideranças do setor portuário e da atividade naval, o evento contou com a participação dos deputados Sebastião Melo e Vilmar Zanchin, ambos do MDB, Fernando Marroni (PT) e Vilmar Lourenço (PSL), prefeitos e vereadores de diferentes municípios da Zona Sul do Estado.
Governador do RS recebe ANTAQ e SNP

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu nessa quarta-feira (24) uma comitiva do governo federal, liderada pelo secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, e pelo diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, para tratar do Cais Mauá, localizado na capital. A concessão do Cais por 25 anos foi assinada em 2010, mas até hoje as obras não tiveram início por problemas da concessionária.

Apesar de o terreno pertencer ao Estado, o empreendimento se localiza em área portuária e, portanto, a União, por meio da ANTAQ e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, também regula as possíveis utilizações do espaço.

Entre outros assuntos, falou-se de parcerias e investimentos no Porto do Rio Grande e das hidrovias do RS. “É um privilégio ver o Estado olhando para frente, pensando grande. Estamos muito otimistas em realizarmos, juntos, grandes feitos não só para o RS, como também para o Brasil”, afirmou o diretor-geral da ANTAQ.

Fonte: Antaq
30/04/2019|Seção: Notícias da Semana|Tags: |