“Eu só quero assegurar que estamos prontos para defender, onde e quando for necessário, a nossa Pátria”, destacou o Comandante da Marinha, Almirante Ilques, ao encerrar a solenidade

Marinha do Brasil é homenageada na Câmara dos Deputados pelo 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

  • 21/06/2019

“Eu só quero assegurar que estamos prontos para defender, onde e quando for necessário, a nossa Pátria”, destacou o Comandante da Marinha, Almirante Ilques, ao encerrar a solenidade

 

Deputados, autoridades civis e militares e convidados participaram, nesta quarta-feira (19), da Sessão Solene alusiva ao 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

A iniciativa foi do deputado federal coronel Chrisóstomo, em conjunto com os parlamentares general Peternelli, general Girão e coronel Armando.

O deputado coronel Chrisóstomo presidiu a sessão e afirmou sentir-se honrado em ter sido o propositor do evento. Acrescentou que o papel dos militares e da Marinha do Brasil (MB) é essencial para a manutenção da ordem e da democracia.

O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, compôs a Mesa Diretora do evento e lembrou da importância de celebrar conquistas passadas.

“O Brasil nasceu do mar. Reviver o passado faz com que nos tornemos uma nação e não somente um aglomerado de pessoas. Precisamos do contato com os heróis passados para enfrentarmos os desafios de hoje”, disse.

O campeão olímpico de Vela Lars Grael participou da solenidade e afirmou ser grato à Marinha pelo apoio que a Força Naval dá ao esporte brasileiro.

“Graças à Marinha o Brasil conquistei, nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, diversas medalhas. Estou aqui por isso. Nós que somos navegadores somos todos Marinha”, afirmou.

O jornalista Alexandre Garcia discursou sobre a importância da data e o papel da Força para o desenvolvimento do País.

“Os senhores da Marinha são a garantia das nossas riquezas, tanto do comércio e as extrativas, quanto do uso de nossa imensa bacia hidrográfica e de nosso mar”, declarou.

Oficiais e Praças da Marinha, além de alunos atendidos pelo Projeto Forças no Esporte (Profesp), participaram da homenagem. O Cabo Rodrigo da Rocha esteve na Câmara dos Deputados pela primeira e vez e disse que a experiência foi gratificante.

“É um aprendizado estar aqui e ver diversas autoridades falando da Marinha”, contou. Para a Primeiro-Tenente Tassiane Nunes Garcia, a sessão solene é importante para a Marinha. “É uma honra estar aqui e ver parlamentares e as três Forças em comunhão de ideias”.

Fonte: DefesaTV
21/06/2019|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: |