Damen conclui primeira conversão europeia de draga bicombustível

  • 01/07/2019

A “Samuel de Champlain” foi construída em 2002 e é a maior da frota da GIE Dragages-Ports

 

A Damen Shiprepair & Conversion concluiu a conversão de uma draga para operação de duplo combustível — gás natural liquefeito (GNL) e gasóleo naval (MGO) e que é alimentada por motores MAN 35 / 44DF.

A conversão da “Samuel de Champlain” é a primeira deste tipo na Europa e faz parte de uma iniciativa apoiada pela UE para promover a propulsão de GNL em embarcações de serviço que operam ao longo da costa atlântica europeia.

A draga de sucção de 117 metros e 8,5 metros cúbicos de sucção é de propriedade da GIE Dragages-Ports, com sede em Rouen, e operada pelo Porto de Nantes-Saint-Nazaire (França). A conversão envolveu a substituição do seu sistema de propulsão de combustão MGO diesel-elétrica por modelos bicombustíveis 3 × MAN 6L35 / 44DF, bem como a instalação de instalações de armazenamento de GNL a bordo.

A “Samuel de Champlain” foi construída em 2002 e é a maior da frota da GIE Dragages-Ports. Com base no Porto de Nantes-Saint-Nazaire, a embarcação opera entre os estuários do Loire e do Sena.

Fonte: Portos e Navios
01/07/2019|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |