Petrobras negocia aditivos para FPSO

  • 15/06/2020

Em integração no Estaleiro Jurong, P-71 deve ser alocada no campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras está negociando aditivos contratuais com o Estaleiro Jurong, em Aracruz (ES), para modificar a planta de processamento do FPSO P-71, a fim de adaptá-la ao campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos.

Conforme publicado, o destino da plataforma – cujo topside passa por obras de integração no estaleiro – estava em aberto, entre Lula Fator de Recuperação (Lula FR) e Itapu, embora o atual plano de negócios da Petrobras preveja sua instalação no primeiro. Segundo apurado, porém, a companhia já teria “batido o martelo”, optando por sua alocação em Itapu.

O PetróleoHoje procurou a Petrobras para saber se as modificações na plataforma implicarão mais custos e se, diante do novo cenário, a estatal cancelará a licitação para afretamento do FPSO de Itapu, que está em andamento, ou a manterá, visando à contratação para Lula FR.

Em resposta, a petroleira declarou apenas que, no plano estratégico vigente (2020-2024), a P-71 está alocada no Projeto Lula FR e que a unidade é um ativo pertencente ao consórcio formado pelas empresas Petrobras, Shell e Petrogal. “Qualquer mudança na alocação desta unidade requer prévia avaliação e aprovação por estas empresas”, assinalou a companhia,

A Petrobras acrescentou que “ambos os projetos seguem seus planejamentos em linha com o plano estratégico vigente”, segundo o qual o primeiro óleo de Lula FR está previsto para 2022 e o de Itapu, para 2024.

Fonte: Petróleo Hoje – João Montenegro
15/06/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |