Brasfels fecha contrato para Búzios V

  • 15/07/2020

Estaleiro no Rio de Janeiro fabricará módulos para o topside da plataforma afretada pela Petrobras

A Keppel Offshore e a Modec firmaram contrato para a fabricação de módulos para o topside do FPSO Almirante Barroso, que será instalado no campo de Búzios V, na Bacia de Santos. As atividades serão realizadas pelo estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), a partir do terceiro trimestre deste ano, com entrega prevista para o quarto trimestre de 2021.

Quando concluída, a plataforma será capaz de processar 150 mil bopd e 6 milhões de m³/di de gás natural, além de armazenar 1,4 milhão de barris.

O Almirante Barroso faz parte da primeira fase de desenvolvimento de Búzios, junto às plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77, que já estão em operação no campo.

A Keppel também anunciou um contrato com a Modec para a fabricação de um FPSO em seu estaleiro de Singapura. O valor combinado dos contratos é de US$ 52 milhões.

A área de Búzios foi cedida onerosamente pela União à Petrobras em 2010. Os volumes excedentes do ativo foram arrematados, em 2019, pela estatal brasileira, em parceria com as chinesas CNOOC (5%) e CNODC (5%).

O contrato do Almirante Barroso marca o sétimo negócio fechado entre a Brasfels e a Modec. O estaleiro fluminense é um dos dois que, nos últimos anos, fecharam contratos de construção offshore no país, segundo o Sinaval.

Fonte: Petróleo Hoje – Ana Luísa Egues
15/07/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |