Estaleiro Detroit - Starnav Aquila

Doca do Estaleiro Detroit segue movimentada

  • 10/07/2020

Estaleiro Detroit

O Estaleiro Detroit em Itajaí (SC) segue cumprindo à risca seu cronograma de reparos e docagens. Com a recente finalização da docagem de classe do rebocador Brucutu da Vale, o estaleiro foca agora na docagem de classe do PSV Starnav Aquila. Confira os detalhes.

Construído no próprio Detroit e entregue em 2010, o rebocador Brucutu faz parte de uma série de 11 embarcações entregue à Vale. A embarcação foi projetada pelo renomado projetista canadense Robert Allan, referência mundial em rebocadores, e possui 55 toneladas de bollard pull. Suas dimensões são: 24.4 metros de comprimento, 10.25 metros de boca e 4.31 metros de pontal.

O rebocador chegou no estaleiro no começo de junho para a docagem de classe de 10 anos. Durante o último mês, o Brucutu passou por um reparo intenso na doca do estaleiro, o que incluiu uma revisão completa dos propulsores azimutais Kawasaki e motores Caterpillar. Já na água, o rebocador da Vale está realizando os últimos testes e deve seguir ainda essa semana para o Espírito Santo, mais precisamente no Terminal de Tubarão, seu local de operação.

Estaleiro Detroit – Rebocador Brucutu

 

Por sua vez, o PSV Starnav Aquila chegou no estaleiro no último domingo (05) para realizar a docagem de classe de 5 anos durante as próximas semanas. Também construído no Estaleiro Detroit, o PSV diesel elétrico pertence à Starnav Serviços Marítimos, empresa do grupo Detroit S/A. A embarcação possui 90 metros de comprimento por 19 metros de boca e um convés livre com 921 m², com destaque para os dois Deck-Crane (guindaste móvel sob trilhos no guard rail) para movimentação de carga ao longo do convés. O Starnav Aquila opera no Rio de Janeiro para a Petrobras e está aproveitando a janela de manutenção prevista no contrato para a realização da docagem.

Estaleiro Detroit – Starnav Aquila

Fonte: Portal Itajaí Naval
10/07/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |