Estaleiro Detroit - Casco C-416-Wellboat

Estaleiro Detroit lança o primeiro Wellboat do Brasil

  • 28/07/2020

Estaleiro Detroit – Casco C-416-Wellboat

O Estaleiro Detroit em Itajaí lançou ontem, sábado (25), o casco C-416 do tipo Wellboat. O projeto desenvolvido pelo próprio grupo é pioneiro no Brasil, tornando o estaleiro um dos únicos no mundo que constroem esse tipo de embarcação.

Trata-se de uma embarcação projetada para o transporte de pescados vivos, neste caso de salmão. O Wellboat irá coletar o peixe em fazendas submarinas e transportá-lo vivo em seus tanques até a indústria de processamento na costa. Durante o transporte, a embarcação irá controlar a renovação, pureza, temperatura, nível de oxigênio e acidez (pH) da água através de uma série de equipamentos especiais instalados a bordo. Além disso, todo o manuseio do pescado realizado através de tubulações, bombas e tanques foi cuidadosamente projetado para não ‘machucar’ o peixe, visando entregar uma matéria prima com alto índice de qualidade.

Durante os próximos meses, o Wellboat batizado com o nome EIR, passará pela fase de acabamento e comissionamento no cais do estaleiro. A embarcação com cerca de 70 metros de comprimento deve seguir ainda esse ano para o Chile, seu futuro local de operação no qual o grupo Detroit S/A possui forte atuação no segmento da piscicultura marinha. O estaleiro segue ainda trabalhando na construção de um segundo Wellboat com previsão de entrega para 2021.

Sábado movimentado no Estaleiro Detroit

Além do lançamento do Wellboat pela manhã, o estaleiro tirou da doca o PSV Starnav Aquila no período da tarde. O Starnav Aquila realizou a docagem de classe de 5 anos durante as últimas semanas, com previsão de sair para a prova de mar na próxima semana. As duas manobras de hoje no Estaleiro Detroit foram apoiadas pelos rebocadores Starnav Electra (80 Ton) e C Quartzo (64 Ton) da Camorim que deixaram o Porto de Paranaguá (PR) na última sexta-feira (24). Com a conclusão das atividades em Itajaí, os dois rebocadores retornaram ao porto de operação ainda no sábado (25).

Além dos rebocadores da Starnav e Camorim, as manobras contaram com o suporte da lancha Comandante Mathias da Proamar.

Fonte: Portal Itajaí Naval.
28/07/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |