Fornecedores olham para novas frentes de negócios offshore

  • 17/07/2020

Após marco saneamento, fornecedores de navipeças representados pela CSENO/Abimaq esperam que governo mire novo mercado de gás.

Aprovado o marco do saneamento básico, fornecedores de equipamentos esperam que o governo olhe com mais atenção para o novo mercado de gás. O presidente da câmara setorial de equipamentos navais, offshore e onshore da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (CSENO/Abimaq), Bruno Galhardo, disse que esse mercado vem crescendo muito e trazendo oportunidades para toda cadeia de petróleo e gás. Na avaliação da câmara setorial, as atividades offshore possuem diversas frentes potenciais de negócios que incluem operadoras de grande porte e produtores independentes.

O presidente da CSENO avaliou que as novas construções de plataformas na China, em algum momento, virão para o Brasil e vão precisar de suporte local. Em relação ao descomissionamento de plataformas, Galhardo ressaltou que, apesar de não haver apelo tão grande para o mercado de navipeças da CSENO, existe uma gama de prestadoras de serviços que se beneficiarão com esse tipo de atividade.

No radar dos associados também estão a revitalização de campos maduros e a conversão de embarcações para o mercado de geração eólica offshore “Existe um movimento grande nesse mercado e vai demandar conversão de embarcações”, projetou Galhardo na apresentação do plano de gestão 2020-2022 da CSENO, durante reunião por videoconferência da diretoria, realizada nesta quinta-feira (16).

A CSENO está  organizando um grupo de trabalho para acompanhar de perto as oportunidades associada aos projetos da Marinha, como os navios-patrulha e as fragatas classe Tamandaré. “Está nos planos, tão logo amadurecer o projeto das fragatas e definirmos mais alguns passos, poderemos fazer uma visita institucional ao estaleiro Oceana (SC)”, adiantou Galhardo. Ele contou que a câmara tem interesse em fortalecer os GTs e parcerias existentes com instituições e consulados, ampliando o volume de informações de mercado das 79 empresas associadas, além de abrir caminho para parcerias e desenvolvimento de tecnologia.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
17/07/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |