No mercado existe a perspectiva de que as plataformas sejam encaminhadas diretamente para descomissionamento em águas internacionais.
A Petrobras anunciou o adiamento, para 24 de julho, às 10 horas, do pregão eletrônico do leilão de plataformas P-07, P-12 e P-15. A comissão de alienação informou que houve a necessidade de postergar a data de realização da audiência pública do leilão internacional das três plataformas para nova data devido à pandemia do novo coronavírus e à solicitação de licitantes para atender às orientações relacionadas à visitas técnicas. Inicialmente, o certame ocorreria na última quinta-feira (9).
A comissão informou ainda que, considerando os ‘recursos críticos da Petrobras e o cenário pós-Covid’, a previsão atual da disponibilidade para saída da locação das plataformas é dezembro de 2020, para o caso da P-12; março de 2021, para a P-15, e junho do mesmo ano, para a P-07.
Existe a perspectiva no mercado de que as plataformas sejam encaminhadas diretamente para descomissionamento em águas internacionais. “A comissão de alienação informa que foi autorizada pela Ibama a desmobilização e consequentemente a saída da locação das plataformas P-VII, P-XII e P-XV para que as mesmas sejam destinadas para algum porto no exterior”, informa uma das circulares do pregão.