Wilson Sons participa do projeto pioneiro Bollard Pull JIP

  • 15/07/2020

Para criação de padrão internacional de tração estática de rebocadores. A companhia foi a única do Brasil a integrar a pesquisa realizada pelo instituto holandês MARIN.

Com participação da Wilson Sons, o projeto pioneiro Bollard Pull JIP lançou o primeiro padrão internacional de tração estática de rebocadores. A pesquisa, liderada pelo instituto de pesquisa MARIN, localizado na Holanda, contou com a cooperação de um consórcio formado por 31 empresas do setor marítimo de todo o mundo.

A Wilson Sons foi a única companhia brasileira a integrar o projeto, iniciado em 2015. — Até agora, o setor não tinha um padrão único para medição do bollard pull (tração estática) dos rebocadores. O objetivo foi criar uma referência unificada, com base científica. A formulação desse padrão trará benefícios comerciais e estratégicos para as companhias — explica Adalberto Souza, diretor executivo dos estaleiros da Wilson Sons.

Antes de iniciar a pesquisa, o instituto MARIN encontrou muitas diferenças relacionadas à medição do bollard pull dos rebocadores. Para definir o padrão, foram investigados 16 parâmetros que afetam o desempenho dessas embarcações: da distância ao cais, vento, ondas, profundidade e densidade da água às características do rebocador, como hélice e casco da embarcação, consumo de combustível, entre outros.

Adalberto explica que, para ser aplicado no Brasil, o padrão deve ser homologado pela Autoridade Brasileira, por meio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), via Norman, processo que ainda está em andamento. Os estaleiros da Wilson Sons construíram 58 rebocadores nos últimos 30 anos. O último foi entregue no segundo semestre de 2019. Com 90 toneladas de bollard pull, o WS Aries é o rebocador mais potente em operação nos portos brasileiros.

Perfil — A Wilson Sons é o maior operador integrado de logística portuária e marítima no mercado brasileiro. Com mais de 180 anos, a Companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica, conectando as melhores soluções aos resultados esperados pelos seus clientes. Com presença nacional, atua de forma inovadora, acompanhando as tendências do mercado.

Fonte: Portal Fator Brasil
15/07/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |