12 FPSOs em Búzios até o fim da década

  • 03/08/2020

Petrobras espera alcançar produção de 2 milhões de boed no campo da cessão onerosa

A Petrobras planeja ter 12 FPSOs instalados no campo de Búzios até o final da década, alcançando, no futuro, produção de 2 milhões de boed.

Além das quatro plataformas que já operam no ativo do pré-sal de Santos (P-74 a P-77), a Petrobras tem um FPSO em construção (Almirante Barroso, para Búzios 5) e aprovou o lançamento das licitações para contratar os de Búzios 6, 7 e 8.

Segundo fontes do PetróleoHoje, as quatro outras unidades deverão manter o mesmo porte das últimas três unidades, oscilando entre 180 mil bopd e 225 mil bopd.

 

A depender do ritmo de andamento das licitações em curso, a primeira contratação do novo pacote pode ser lançada ainda em 2021, mais para o final do ano. Búzios 9, 10, 11 e 12 serão instalados nas áreas norte e sul do ativo, enquanto os três anteriores ficarão nas áreas norte, sul e leste.

De acordo com o diretor de E&P da Petrobras, Carlos Alberto Oliveira, as negociações voltadas ao acordo de coparticipação de Búzios com as chinesas CNOOC e CNODC seguem bem e devem ser fechadas até dezembro de 2020.

Ativo de maior relevância da carteira de E&P da estatal, Búzios vem ampliando sua participação na produção do pré-sal, tendo respondido, no segundo trimestre, por 33% do volume extraído na camada geológica em Campos e Santos. O campo bateu recorde diário de produção no dia 13 julho, com 674 mil barris de óleo/ 844 mil boe.

As quatro plataformas em operação produzem, hoje, acima da capacidade instalada, com apenas 17 poços produtores. A projeção da Petrobras é que a produção do campo feche o mês de julho com recorde superior a 600 mil bopd/ 700 mil boed.

Fonte: Petróleo Hoje – Claudia Siqueira
03/08/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |