Juntas, as empresas participam da concorrência que prevê a construção do Navio de Apoio Antártico
A Ecovix, dona do maior estaleiro do polo naval gaúcho, se juntou à empresa chinela Asmar, estatal de administração autônoma focada em construção naval, para juntas participarem da concorrência que prevê a construção do Navio de Apoio Antártico.
Segundo a Ecovix, a parceria inclui um acordo de cooperação, com transferência de tecnologia da empresa chilena para a brasileira, a fim de aumentar as chances de vitória no edital, que está para sair. Trata-se da primeira movimentação da Nova Participações na retomada da construção de navios no estaleiro de Rio Grande (RS).
A embarcação dará suporte à base brasileira no continente, reinaugurada no início deste ano. Em 2012, a antiga estação sofreu um incêndio de grande proporção e foi praticamente toda destruída. A instalação é de suma importância para o desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas ambiental, meteorológica, biodiversidade e química. Com apoio da consultoria VSK, a união das empresas vai promover uma grande troca. Com o decorrer dos anos, os chilenos desenvolveram vasto conhecimento em embarcações polares. Eles possuem posicionamento estratégico no mapa: o Sul do país se encontra muito próximo ao continente Antártico. E, pela necessidade de patrulhamento na região, desenvolveram muitas tecnologias próprias.
Com o intuito de alavancar suas participações em empreendimentos desse porte, a Ecovix contratou Luiz Fernando Pugliesi. Ele será responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da empresa. “Elaboramos um plano que visa um crescimento considerável na carteira de negócios e temos muito a explorar. O nosso estaleiro é muito bem equipado. Temos tudo para fazer a construção de navios de qualquer porte e acredito que também temos espaço para fazer reparos e manutenção. Existe mercado e estamos buscando as oportunidades. Vamos focar mesmo agora nessa nova possibilidade de construir a primeira embarcação polar no Brasil. E isso me anima bastante”, destacou Luiz Fernando. A empresa tem atuado para seguir todos os passos na participação do edital da Marinha do Brasil, em parceria com a companhia chilena. Confirmado o ingresso no trâmite, ainda existem etapas a serem percorridas.