TideWise lança primeira embarcação autônoma projetada e construída no Brasil

  • 28/08/2020

O USV “Tupan” (USV – Unmanned Surface Vehicle) é a primeira embarcação multipropósito não-tripulada projetada e construída inteiramente em território brasileiro e com tecnologia própria. Essa embarcação inovadora insere o Brasil no restrito grupo de países que desenvolveram e dominam o mercado de USVs.

A embarcação USV “Tupan” é operada remotamente e realizará operações marítimas, reduzindo o impacto ambiental, os riscos à vida humana e os custos operacionais

 

Por ser operada remotamente, e por ser menor e mais leve que uma embarcação convencional, o USV “Tupan” reduz o risco à vida humana, o impacto ambiental e os custos operacionais. Além disso, pode tornar as operações mais dinâmicas, pois dispensa o tempo de retorno à terra para troca de tripulação.

Fabricado em alumínio naval, o USV “Tupan” tem capacidade de carga de 150kg, atinge a velocidade máxima de 6,5 nós e pode operar por até sete dias sem reabastecer. A embarcação é propelida por dois hélices acionados por motores elétricos e sua potência é garantida por um gerador a diesel. O sistema de direção é composto por dois lemes, assegurando redundância, maior eficiência energética e excelente controle em todas as faixas de velocidade de operação. A embarcação está apta a transportar uma variedade de equipamentos de sensores para a coleta eficiente e econômica de dados. Isso possibilita a realização de serviços de levantamento hidrográfico em até 800m de profundidade e coleta de dados ambientais.

Além disso, também pode ser utilizada para transporte de cargas, suporte à construção submarina (rastreando ROVs e AUVs, e posicionando equipamentos subsea), monitoramento de vazamento de óleo, monitoramento acústico, monitoramento de precisão de obras de engenharia offshore (como construção de quebra-mares, portos, cais, berços, engorda de praia, plataformas etc), amostragem e monitoramento da qualidade da água em tempo real, serviços de inspeção e fiscalização portuários, entre outras possibilidades, de acordo com a necessidade do cliente.

A embarcação foi projetada de acordo com o MASS guideline Rev3, que são as normas inglesas que serviram de referência para as regras publicadas recentemente pela Marinha do Brasil (DPC). O diretor executivo da TideWise, Rafael Coelho, trabalhou diretamente e na elaboração da primeira versão do código brasileiro e segue envolvido nas discussões da indústria, tanto na Europa quanto no Brasil.

A equipe de engenheiros da TideWise esteve envolvida no projeto de embarcações autônomas desde 2012, tendo desenvolvido 15 tipos de USVs para o mercado comercial e militar, em projetos conceituais e detalhados que incluem tanto o desenvolvimento de novos sistemas quanto a conversão de embarcações convencionais em autônomas.

Em paralelo ao amadurecimento das soluções apresentadas pelo USV Tupan, a TideWise também estuda a comercialização em escala de soluções tecnológicas de navegação autônoma para veículos tripulados de uso civil, governamental ou militar, para expandir futuramente seu mercado de atuação.

Fonte: Portos e Navios
28/08/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: |