Os estaleiros coreanos estão passando por período de falta de encomendas, inclusive petroleiros muito grandes (VLCCs), que são uma grande fonte de renda local.
A situação contraria as previsões feitas no início de 2020 de que os pedidos aumentariam devido aos baixos preços do petróleo e à demanda por renovação da frota. Os pedidos de navios gaseiros (GNL) também caíram devido à pandemia de COVID-19.
Foram 12 o número de pedidos globais de VLCC nos primeiros oito meses de 2020, uma queda de 40% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com a Clarkson Research, agência britânica de análise de mercado de construção naval e transporte marítimo. Em termos de tonelagem bruta compensada, 510.000 CGT foram contratados, uma queda de 41% em relação ao ano anterior.
Dos 12 VLCCs encomendados, a Coreia do Sul foi responsável por seis, no Hyundai Heavy Industries Group, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) e Samsung Heavy Industries, cada um com duas unidades VLCCs.