Bongo retornando do primeiro teste de navegação após a instalação do guindaste. Foto: Luciano Veloso.

Guindaste gigante é instalado em embarcação no Estaleiro Navship – Portal Itajaí Naval

  • 09/09/2020

Durante o mês de agosto, o Estaleiro Navship localizado em Navegantes-SC, concluiu a instalação de um guindaste gigante no convés da embarcação Bongo. O enorme guindaste da fabricante NOV possui capacidade de içamento de até 85 toneladas. A bordo do Bongo, o guindaste irá auxiliar dois ROV (veículos de operação remota) em operações submarinas em profundidades de até 3 mil metros.

O equipamento (guindaste, guincho, pedestal e demais peças) chegou no Porto de Itajaí através do navio BBC XINGANG em agosto de 2018. Em uma manobra complexa, o conjunto foi movimentado do navio direto para o convés do PSV Campos Clipper, que transportou todo o equipamento rio acima até o cais do Estaleiro Navship.

Bongo retornando do primeiro teste de navegação após a instalação do guindaste. Foto: Luciano Veloso.

 

Por sua vez, o Bongo chegou no Estaleiro Navship no início do ano para iniciar a preparação para um novo contrato como RSV (ROV Support Vessel) para a Petrobras. Nos últimos meses, a embarcação passou por uma docagem, reparos e melhorias, recebendo duas unidades ROV e o enorme guindaste. Já na fase final da conversão no estaleiro, o Bongo encontra-se realizando uma série de testes antes de seguir para o Rio de Janeiro.

Pesando mais de 300 toneladas e com um alcance de 42 metros quando todo aberto, esse foi o maior guindaste já instalado pelo grupo Edison Chouest no Brasil, tornando o Bongo uma das embarcações com o maior pode de içamento de cargas de toda a frota Bram.

Fonte: Portal Itajaí Naval
09/09/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |