165 barcos de apoio com bandeiras estrangeiras a menos nos últimos 5 anos

  • 27/10/2020

Frota em águas jurisdicionais brasileiras segue tendência estável, totalizando 363 embarcações ao final de setembro. Atualmente, 91% desses barcos que operam no Brasil correspondem a barcos de apoio de bandeira nacional, segundo a Abeam.

A frota de apoio marítimo em águas brasileiras totalizava, ao final de setembro, 363 embarcações, das quais 331 de bandeira brasileira e 32 de bandeira estrangeira. Em relação ao mês anterior, foram três barcos de apoio a menos, ambos de bandeira estrangeira. Atualmente, 91% da frota no Brasil correspondem a barcos de bandeira nacional e 9% de outras bandeiras, segundo o relatório mensal da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam). Desde dezembro de 2015, foram desmobilizadas 165 embarcações de bandeira estrangeira e acrescentadas 82 de bandeira brasileira. Cerca de 41 embarcações, originalmente de bandeira estrangeira, tiveram suas bandeiras trocadas para bandeira brasileira.

 

 

De acordo com a publicação, a frota nesse período era composta por 48% de PSVs (transporte de suprimentos) e OSRVs (combate a derramamento de óleo), totalizando 173 barcos. Outros 19% eram LH (manuseio de linhas e amarrações) e SVs (mini supridores), que correspondem 70 barcos.

Os AHTS (manuseio de âncoras) somaram 44 unidades no período, enquanto 24 barcos de apoio eram FSVs (supridores de cargas rápidas) e crew boats (transporte de tripulantes), 16 PLSVs (lançamento de linhas) e 13 RSVs (embarcações equipadas com robôs). Nem todas as unidades estão em operação, pois o relatório inclui embarcações que podem ou não estar amparadas por contratos, estar no mercado spot, em manutenção ou mesmo fora de operação.

Ao final de setembro, a empresa de navegação com mais embarcações, em operação ou aguardando contratação, foi a Bram Offshore/Alfanave, com 52 unidades (apenas duas estrangeiras), seguida pela CBO que totalizou 31 barcos de apoio com bandeira brasileira e pela Starnav, com 30 barcos de pavilhão nacional. Segundo o relatório, 23 embarcações faziam parte da frota da Wilson Sons Ultratug, todas de bandeira brasileira. A Tranship aparece na sequência, com 20 unidades de bandeira nacional. Já a DOF/Norskan tinha nesse período 19 unidades em sua frota, sendo 16 brasileiras e três estrangeiras.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
27/10/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |