Petrobras realoca P-71 para o campo de Itapu

  • 28/10/2020

Casco da P-71, no Estaleiro Jurong, em Aracruz (ES)/ Agência Petrobras

Estatal assinou acordo de ressarcimento com a Shell e com a Galp, suas parceiras no consórcio onde a plataforma seria originalmente utilizada

A Petrobras anunciou, na terça-feira (27/10), a decisão de realocar a P-71, em fase final de construção no estaleiro Jurong, no Espírito Santo, para o campo de Itapu, projeto da cessão onerosa, localizado no cluster de Santos. A estatal também informou que será elaborado um novo Plano de Desenvolvimento (PD) para o campo de Tupi, onde o FPSO seria originalmente instalado. O PD será entregue à ANP em 2021, informou a estatal.

Conforme antecipado pelo PetróleoHoje, prevaleceu a aposta que a licitação voltada ao afretamento do FPSO de Itapu seria cancelada. Diante da nova estratégia adotada, a Petrobras espera que a instalação da plataforma antecipe o primeiro óleo do projeto em cerca de um ano, de 2024 para 2023.

Com a realocação da P-71, a Petrobras terá que ressarcir os seus parceiros no consórcio BM-S-11, onde está localizado o campo de Tupi. O valor desembolsado, informou a empresa, será de US$ 353 milhões, correspondente às parcelas da Shell (25%) e da Galp (10%). A Petrobras opera o BM-S-11 com 65% de participação.

A plataforma terá capacidade de processamento de 150 mil barris de petróleo por dia e 6 milhões de m³/d de compressão de gás.

Fonte: PetróleoHoje – Ana Luísa Egues
28/10/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |