FPSO Carioca rumo ao Brasil

  • 17/11/2020

Finalização das obras da unidade destinada ao campo de Sépia deve consumir cerca de sete meses

O FPSO Carioca chegará ao Brasil no início de janeiro. Destinado ao projeto de Sépia, campo da cessão onerosa operado pela Petrobras, a unidade de produção da Modec irá direto para o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), onde as obras de conversão serão finalizadas.

A unidade deixou Dalian, na China, em direção ao Brasil na semana passada. A primeira etapa da obra de conversão foi realizada no estaleiro Cosco.

A unidade chegará ao Brasil incompleta com obras para serem finalizadas. Fontes consultadas pelo PetróleoHoje revelam que os trabalhos no estaleiro Brasfels devem se estender por cerca de sete meses.

A chegada do FPSO Carioca ao Brasil ocorrerá com atraso. O plano da Modec pré-pandemia da Covid-19 era de que a unidade chegasse ao estaleiro Brasfels no primeiro semestre de 2020.

Apesar da mudança no cronograma, o diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, Rudimar Lorenzatto, garantiu no final de outubro que o FPSO Carioca e o FPSO Guanabara, projetado para Mero 1, também em processo de conversão pela Modec, entrarão em operação em 2021. Ainda que a Petrobras assegure a manutenção da data mais recente do primeiro óleo, Modec e Brasfels evitam detalhar as obras que ainda restam ser executadas no Brasil.

Originalmente, o plano da Modec era de que o Brasfels fizesse a montagem e integração completa dos módulos do FPSO Carioca, mas em julho de 2019 o grupo decidiu embarcar os módulos construídos no Brasil para China para serem montados e integrados no estaleiro Cosco. Na ocasião, a estratégia da operadora de FPSOs era de manter apenas uma pequena parte da etapa de integração no estaleiro de Angra dos Reis, o que incluía a montagem do flare.

A entrada em operação do FPSO Carioca dará início à primeira produção comercial do campo de Sépia. Capacitada para produzir 180 barris/dia de óleo e comprimir 12 milhões de m3/dia de gás, a unidade poderá estocar até 1,4 milhão de barris.

A Petrobras solicitou, no início de outubro, ao Ibama Licença de Operação (LO) para o projeto de Sépia.

Outras unidades

Por enquanto, apesar das dificuldades enfrentadas no exterior em função da pandemia da Covid-19, a estratégia da Modec de finalizar a a obra de conversão do FPSO Guanabara na China segue mantida. A unidade de produção irá integrar a fase I de Mero.

Fonte: Petróleo Hoje – Claudia Siqueira
17/11/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |