Wärtsilä e CBO firmam parceria mirando navios híbridos

  • 12/11/2020

CBO Flamengo será o primeiro navio da América Latina a ser equipado com uma bateria de propulsão híbrida, segundo as companhias

A Wärtsilä e o Grupo CBO anunciaram, na quarta-feira (11/11), uma parceria para a conversão do PSV (platform supply vessel) CBO Flamengo em uma embarcação de propulsão híbrida. O acordo, firmado em outubro deste ano, prevê que a finlandesa seja responsável pela tecnologia de conversão, serviços de projeto e o comissionamento da solução, enquanto a instalação do equipamento ficará a cargo da brasileira.

A entrega do equipamento pela Wärtsilä está prevista para abril de 2021. Segundo as companhias, o CBO Flamengo será a primeira embarcação da América Latina a possuir uma tecnologia de propulsão híbrida.

O sistema de propulsão híbrida combina motores junto com o uso de baterias. A otimização acontece quando a tecnologia equilibra as diferentes fontes de energia necessárias para o consumo do navio, reduzindo, portanto, o número de motores em operação e, consequentemente, as emissões de carbono.

De acordo com o diretor técnico e comercial da CBO, Marcelo Martins, esse é o primeiro passo de uma parceria que visa implementar novas tecnologias na frota da CBO.

Informações sobre a frota de PSVs da CBO (Créditos: Grupo CBO)

O Grupo CBO possui uma frota de 32 embarcações, entre PSVs, RSVs, OSRVs e AHTSs. Possui sede em Niterói (RJ), com um escritório em Macaé (RJ).

Fonte: Petróleo Hoje – Ana Luisa Egues
12/11/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: |