Wellboat EIR na doca do Estaleiro Detroit em Itajaí - Foto Alejandro Gomez

Wellboat EIR parte em direção ao Chile

  • 09/11/2020

Wellboat EIR deixando Itajaí com destino ao Chile. Foto Shipspotting Itajaí

 

O primeiro Wellboat construído no Brasil deixou o Estaleiro Detroit em Itajaí (SC) durante a última quinta-feira (05) em direção ao Chile, numa viagem que deve durar duas semanas aproximadamente. A embarcação segue para a cidade de Puerto Montt, local onde o grupo proprietário do Estaleiro Detroit possui a sua matriz e forte atuação no segmento de apoio a piscicultura marinha.

Lançada na água em julho, a embarcação denominada EIR realizou durante o mês de outubro em Itajaí todos os testes referentes à navegação e segurança, obtendo total êxito na presença da classificadora Bureau Veritas. Ao chegar em águas chilenas, o wellboat ainda passará pela fase de comissionamento e testes da sua planta de manuseio de pescados vivos, para só então entrar em operação.

Operação

O wellboat EIR é uma embarcação projetada para o transporte de pescados vivos, neste caso de salmão. A embarcação irá coletar o peixe em fazendas submarinas e transportá-lo vivo em seus tanques até a indústria de processamento na costa. Durante o transporte, a embarcação irá controlar a renovação, pureza, temperatura, nível de oxigênio e acidez (pH) da água através de uma série de equipamentos especiais instalados a bordo. Além disso, todo o manuseio do pescado realizado através de tubulações, bombas e tanques foi cuidadosamente projetado para não ‘machucar’ o peixe, visando entregar uma matéria prima com alto índice de qualidade.

Wellboat EIR na doca do Estaleiro Detroit em Itajaí – Foto Alejandro Gomez

 

Características

Com casco de aço carbono e casaria de alumínio, o EIR possui 72,18 metros de comprimento por 15,50 metros de boca e uma arqueação bruta de 1.998 toneladas. É dotado de dois conjuntos de eixos com hélices de passo variável de 2.5 m de diâmetro, projetados para uma potência contínua de 1520 kW a 1600 rpm.

Fonte: Portal Itajaí Naval
09/11/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |