Estaleiro Wilson Sons

Wilson Sons construirá 6 rebocadores a partir do 1º trimestre de 2021

  • 21/12/2020

Estaleiro Wilson Sons

Novas embarcações serão construídas nos estaleiros do grupo no Guarujá (SP) e terão novo projeto da Damen Shipyards. Primeira unidade está prevista para ser entregue no primeiro trimestre de 2022. Para essa série, a empresa prevê a contratação de 50 profissionais.

A Wilson Sons vai construir uma série de seis rebocadores a partir do primeiro trimestre de 2021. As novas embarcações serão construídas nos estaleiros do grupo no Guarujá (SP) e terão novo projeto da Damen Shipyards. Os rebocadores terão 80 toneladas de tração estática (bollard pull), 25 metros de comprimento e 13 metros de boca, com notação de classe Escort Tug. As novas unidades vão ampliar a frota da companhia, que hoje é de 80 rebocadores.

A empresa destacou que a nova série contribuirá para renovação da frota e facilitará o apoio aos navios de grande porte que passarão a fazer escalas nos próximos anos, nos portos brasileiros. “Também estaremos preparados para as oportunidades de negócios na indústria de óleo e gás, como operações de GNL [gás natural liquefeito] e terminais dedicados”, contou o diretor da unidade de negócios de rebocadores da Wilson Sons, Rodrigo Bastos.

O diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons, Adalberto Souza, explicou que o novo modelo possui os mais modernos equipamentos disponíveis no mercado e garante o alto nível de segurança às manobras portuárias. Outra novidades do projeto da Damen, parceiro da Wilson Sons há mais de 25 anos, é a certificação IMO Tier III, que atesta a eliminação das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) pelas embarcações. De acordo com Souza, as novas unidades estarão em conformidade com as exigências de algumas regiões do mercado norte-americano e europeu. “O Tier III é um grande diferencial desse projeto. Apesar de não ser exigido no Brasil, mostra o quanto estamos na vanguarda da indústria naval brasileira”, destacou.

O primeiro rebocador está previsto para ser entregue no primeiro trimestre de 2022. A expectativa é que uma nova embarcação seja finalizada a cada quatro meses até 2024. Para essa série, a Wilson Sons prevê a contratação de 50 profissionais. “Estamos bastante otimistas com esse projeto, que representa um impulso para a construção naval”, salientou o diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons.

Na 45ª reunião ordinária, realizada no dia 1º de dezembro, o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) prioridade de financiamento à Wilson Sons, no valor de R$ 252,4 milhões, para a construção de cinco rebocadores de 80 TTE (toneladas de tração estática), sendo uma unidade com sistema de combate a incêndio (Fifi), no estaleiro do grupo no Guarujá (SP).

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
21/12/2020|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |