Docagens e reparos devem movimentar estaleiros locais em 2021

  • 13/01/2021

Os reparos e docagens de classe ainda devem ser a principal atividade dos grandes estaleiros ativos na foz do Rio Itajaí-Açu em 2021. Os estaleiros Detroit em Itajaí (SC) e Navship em Navegantes (SC) já possuem em seus cronogramas docagens de classe, reparos e conversões programados ao longo do ano.

O maior fluxo destes estaleiros continua sendo de embarcações pertencentes aos armadores do mesmo grupo dos estaleiros, ou seja, Starnav Serviços Marítimos no Estaleiro Detroit e Bram Offshore no Estaleiro Navship.

Marcando o início das atividades para este ano, o Estaleiro Detroit recebeu no último sábado (09) o rebocador Svitzer Carolina oriundo do Porto de Rio Grande (RS). A embarcação de 32 metros de comprimento por 12 metros de boca e 75 toneladas de BP, chegou ao estaleiro itajaiense para realizar a docagem de classe de 5 anos.

Bram Brasília em prova de mar, 09/01/21. Foto: Proamar Agência Marítima.

 

Ainda no sábado (09), o PSV diesel-elétrico Bram Brasília deixou o Estaleiro Navship para realizar uma prova de mar. A embarcação de 92,58 metros de comprimento por 18,29 metros de boca esteve no estaleiro Navship durante o último mês em preparação para um novo contrato de serviço junto à Petrobras.  Já nesta última segunda-feira (11), adentrou na foz do rio Itajaí-Açu o AHTS Olin Conqueror em direção ao Estaleiro Navship. A embarcação de 74,52 metros de comprimento por 17 metros de boca e 131 toneladas de BP, chegou ao estaleiro navegantino para realizar a docagem de classe de 10 anos.

Fonte: Portal Itajaí Naval