Construtoras de navios fecharam o ano com resultados semelhantes a 2019. Entre os dias 21 e 23 de dezembro, a Korean Shipbuilding and Marine Engineering, holding de estaleiros do grupo Hyundai Heavy Industries, assinou um contrato de mais de US$ 2 milhões, para a construção de nove navios metano e sete navios, entre petroleiros, GLP e navio porta-contentores. Com isso, a empresa conseguiu cumprir 91% dos objetivos que tinha para 2020.
Na última tranche de 2020, em apenas três dias, as três principais e mais importantes empresas de construção naval da Coréia do Sul alcançaram pedidos de mais de US$ 4,5 milhões. Dessa forma, eles superaram a estiagem contratual no primeiro semestre do ano, alcançando resultados anuais semelhantes aos do ano passado, informou a KBS World.
O setor de estaleiros do país asiático fechou o ano de forma satisfatória sem grandes mudanças em relação a 2019. Com objetivos menores este ano, seu desempenho se destaca na conjuntura atual, onde uma pandemia global atinge todos os setores econômicos. Entre os dias 21 e 23 de dezembro, a Korean Shipbuilding and Marine Engineering, holding de estaleiros do grupo Hyundai Heavy Industries, assinou um contrato de mais de US$ 2 milhões, para a construção de nove navios metano e sete navios, entre petroleiros, GLP e navio porta-contentores. Com isso, a empresa conseguiu cumprir 91% dos objetivos que tinha para 2020.
A Samsung Heavy Industries e a DSME (Daewoo Shipbuilging & Marine Engineering), por sua vez, obtiveram encomendas equivalentes a US$ 1,4 milhão e US$ 1,6 milhão, respectivamente, apenas em navios tanques de GNL. Os estaleiros coreanos são considerados os melhores construtores neste tipo de navios, por isso os resultados alcançados são atribuídos ao elevado nível tecnológico de que dispõem para fabricar navios de elevado valor acrescentado, como os navios LNG e os petroleiros VLCC com capacidade superior a 300 mil toneladas.
Em 2020, foram emitidas 42 encomendas de construção de petroleiros de grande capacidade, 81% das quais obtidas por empresas sul-coreanas: 27 pela Korean Shipbuilding and Marine Engineering e sete pela DSME. O ano de 2021 é otimista, pois ainda há encomendas adiadas pelos armadores por conta da crise do Covid-19 e pela previsão geral de que a demanda por navios VLCC aumentará, uma vez que 18% dos navios em uso estão obsoletos, uma vez que estão em operação há mais de 15 anos.