A indústria naval coreana está passando por um início turbulento em 2021. Os estaleiros veem o fluxo de trabalho desacelerar e foram forçados em 2020 a cancelar contratos, porque armadores não conseguiram cumprir os termos dos acordos.
Depois de dizer que teve um bom começo em 2021, a Hyundai Heavy Industries (HHI) está relatando um revés em sua carteira de encomendas. Em janeiro, a empresa recebeu pedidos de 14 navios avaliados em mais de US$ 1,4 bilhão — três vezes mais do que em janeiro de 2020.
Em 4 de fevereiro, a controladora Hyundai Heavy Industries Holdings, no entanto, anunciou que foi forçada a cancelar contratos para 10 VLCCs avaliados em quase US$ 900 milhões, por causa do descumprimento de prazos de pagamentos.
O pedido fora feito em novembro de 2020. Sete dos navios seriam construídos no estaleiro Hyundai Heavy Industries e os outros três, pela Hyundai Samho Heavy Industries.
Representando mais de 10% do total de pedidos de VLCCs em todo o mundo, a perda é um golpe significativo para a empresa. No entanto, não é o único cancelamento de pedido que os estaleiros coreanos experimentaram recentemente. No final de 2020, a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering também informou que havia cancelado um pedido condicional recebido em dezembro de 2019 para seis navios porta-contêineres, também devido ao fracasso do armador em cumprir pagamentos.
A notícia deste último cancelamento acontece quando a Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, a empresa-mãe dos estaleiros HHI, relatou que os lucros caíram quase 75% em 2020, para uma perda líquida de quase US$ 750 milhões.