Novas licitações de FPSOs em 2021

  • 26/02/2021

Mesmo com três concorrências em andamento, Petrobras programa novas contratações de unidades de produção

A Petrobras deverá lançar duas licitações para contratar dois FPSOs até o final de 2021, afirmou o diretor de Desenvolvimento da Produção da petroleira, Rudimar Lorenzatto, na quinta-feira (25/2), durante apresentação do resultado financeiro. As unidades de produção serão destinadas para Búzios 9, na Bacia de Santos, e outra para o projeto de águas profundas de Sergipe – nesta última, o executivo indicou que há chance de o navio-plataforma ser contratado sob o conceito de BOT (Build Operate Transfer).

“A Petrobras tem intenção de utilizar a opção de BOT, de fazer uma primeira ida ao mercado com essa opção e, provavelmente, será na licitação do Sergipe Águas Profundas, mas ainda estamos na fase final da nossa governança interna para fazer essa aprovação”, declarou Lorenzatto.

Tanto no caso de Sergipe, quanto de Búzios, a tendência é de que os editais para os novos FPSOs sejam lançados no segundo semestre. Nos dois casos, segundo o diretor, a Petrobras ainda trabalha na elaboração dos projetos conceituais, que devem ser fechados ainda no primeiro semestre.

Seguindo a estratégia de outros projetos, a Petrobras fará o desenvolvimento de Sergipe-Alagoas. O mercado aposta que o bid seja voltado a um FPSO de 100 mil barris/dia.

A contratação de FPSO sob o modelo de BOT prevê que o afretador construa e opere a unidade de produção por cerca de três a cinco anos. Cumprida a fase de transição, o FPSO é repassado para o operador do campo. A Petrobras implantou apenas dois sistemas nessas condições, a P-57, originalmente contratada com a Modec, e da P-63, que ficou a cargo da BW Offshore.

Já em relação ao FPSO de Búzios 9, as apostas de direcionam a uma planta para 225 mil barris/dia de óleo e 12 milhões de m³/dia de gás. A expectativa é de que a unidade possa ser contratada sob o regime de EPC e não de afretamento.

Os FPSOs de Sergipe e de Búzios 9 não foram incluídos no Plano Estratégico da Petrobras de 2021-2025. A tendência é de o primeiro óleo das unidades seja programado para o período 2026-2027.

A Petrobras coordena, no momento, três licitações para contratação FPSOS – sendo uma para a P-78 e P-79 (Búzios 7 e 8), sob regime de EPC (Engineering, Procurement and Construction), outra para Mero 4, ambos projetos do cluster de Santos, e uma para o Parque das Baleias, na Bacia de Campos.

Fonte: Petróleo Hoje – Claudia Siqueira
26/02/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |