Para quem quer conhecer um pouco da história da Engenharia no Brasil, especialmente da Engenharia Naval, recomendamos assistir ao vídeo divulgado em maio de 2016 pela Escola Politécnica da USP em seu canal do YouTube em comemoração aos 60 anos da assinatura do Convênio entre a Marinha do Brasil e a POLI-USP, que sediou o primeiro curso formal de Engenharia Naval no País, criado em 1956.
A esse curso seguiu-se, em 1959, o curso da Escola de Engenharia da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, que hoje tem o maior tanque oceânico do mundo em profundidade, implantado durante a gestão do Engenheiro Wagner Victer como Secretário de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo do Governo do Estado, em 2003.
Ressalte-se o especial papel da Marinha do Brasil no desenvolvimento da Engenharia brasileira, com um registro histórico fantástico, principalmente no segmento da Engenharia Naval. Quanto à POLI-USP, seu trabalho é emblemático no mundo, especialmente na indústria voltada ao setor de exploração e produção de petróleo no mar. Hoje a Engenharia Naval incorpora o segmento da Engenharia Oceânica e seu desenvolvimento é motivo de grande orgulho para o Brasil.
Neste momento em que há uma grande expectativa pela geração de empregos no País e pela preservação da Indústria Naval e Offshore brasileira, este vídeo é muito oportuno para uma reflexão sobre a Engenharia Naval, a necessidade de defendermos e desenvolvermos nossas extensas águas oceânicas e interiores e explorarmos com sabedoria e competência nosso imenso potencial de reservas petrolíferas no mar.