Abimaq prevê crescimento de 8% no setor de máquinas e equipamentos para 2021

  • 01/03/2021

Em janeiro de 2021, houve aumento de 38,5% no faturamento do setor de máquinas e equipamento em relação ao mesmo mês do ano passado.

O ano começou positivo para o setor de máquinas e equipamentos no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em janeiro deste ano houve um aumento de 38,5% no faturamento do setor em comparação com o mesmo mês de 2020. Outro resultado positivo foi o crescimento no número de empregos gerados em janeiro, registrando um aumento de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Apesar disso, ainda em decorrência dos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre o comércio mundial, em janeiro houve uma queda de 1,6% nas exportações e de 7,5% nas importações, em relação ao mesmo mês do ano passado. O presidente executivo da associação, José Velloso, afirmou que nas exportações, carro-chefe do setor, houve uma queda de 23% em 2020 em comparação a 2019.

No entanto, a expectativa para os próximos meses de 2021 são boas. Ele afirmou que desde maio do ano passado, todos os meses apresentaram resultados melhores que o anterior. Apenas em abril de 2020, no auge da pandemia, houve uma queda significativa no faturamento do setor, de 30%. Assim, segundo ele, a previsão para este ano, tanto na exportação quanto na importação, é um crescimento de 8%. “Mas essa ainda é uma expectativa pessimista. Podemos crescer ainda mais”, frisou.

Dentre os segmentos que sinalizaram aumento nas vendas ao longo de 2020, os destaques foram o setor agrícola, rodoviário, construção civil, máquinas de bens de consumo duráveis, o setor de papel e celulose, saneamento e venda de máquinas para a indústria de máquinas. Do setor de infraestrutura, apenas o segmento de óleo e gás apresentou baixo desempenho. Para Velloso, isso se deve, especialmente, a falta de concorrência no setor.

Fonte: Portos e Navios – Dérika Virgulino
01/03/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: |