Frota de apoio marítimo inicia 2021 estável

  • 03/03/2021

Frota, ao final de janeiro, era composta por 47% de PSVs e OSRVs, totalizando 175 barcos. Relatório mensal da Abeam destaca que 90% das embarcações são registradas em bandeira nacional e 10% com bandeiras estrangeiras.

A frota de apoio marítimo em águas brasileiras começou o ano mantendo estabilidade em relação aos números de embarcações registrados em 2020, com 90% de bandeira nacional e 10% com bandeiras estrangeiras. O relatório mensal da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam) destacou que, ao final de janeiro, a frota era composta por 373 embarcações, sendo 336 de bandeira brasileira e 37 de outras bandeiras. Em comparação com dezembro de 2015, quando a demanda começou a ser impactada em razão da retração no setor de petróleo e gás, foram desmobilizadas 166 embarcações de bandeira estrangeira e acrescentadas 85 de bandeira brasileira. A publicação estima que em torno de 45 embarcações, originalmente de bandeira estrangeira, tiveram suas bandeiras trocadas para bandeira brasileira nesse período.

 

De acordo com a publicação, a frota em janeiro era composta por 47% de PSVs (transporte de suprimentos) e OSRVs (combate a derramamento de óleo), totalizando 175 barcos. Outros 19% eram LH (manuseio de linhas e amarrações) e SVs (mini supridores), que correspondem 70 barcos. Os AHTS (manuseio de âncoras) somaram 42 unidades no período, enquanto 24 barcos de apoio eram FSVs (supridores de cargas rápidas) e crew boats (transporte de tripulantes), 17 RSVs (embarcações equipadas com robôs) e 16 PLSVs (lançamento de linhas).

Nem todas as unidades estão em operação, pois o relatório inclui embarcações que podem ou não estar amparadas por contratos, estar no mercado spot, em manutenção ou mesmo fora de operação. Os dados foram obtidos junto a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), à Diretoria de Portos e Costas da Marinha (DPC), publicações especializadas e informações das empresas. O relatório não considera embarcações dos tipos lanchas, pesquisa, nem embarcações com porte inferior a 100 TPB ou BHP inferior a 1.000.

Ao final de janeiro, a empresa de navegação com mais embarcações, em operação ou aguardando contratação, foi a Bram Offshore/Alfanave, com 53 unidades (apenas uma estrangeira), seguida pela CBO que totalizou 32 barcos de apoio com bandeira brasileira e pela Starnav, com 31 barcos de pavilhão nacional.

 

Segundo o relatório, 24 embarcações faziam parte da frota da Oceanpact, das quais 21 de bandeira brasileira e três estrangeiras. A Wilson Sons Ultratug, com 23 embarcações de bandeira brasileira, e a DOF/Norskan, com 21 barcos de apoio (16 brasileiras e cinco estrangeiras), aparecem na sequência. Já a Tranship tinha nesse período 20 unidades em sua frota, sendo todas brasileiras.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
03/03/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |