Starnav Cepheus em prova de mar. Foto: Portal Itajaí Naval.

Estaleiro Detroit conclui docagem do Starnav Cepheus

  • 06/04/2021

Starnav Cepheus em prova de mar. Foto: Portal Itajaí Naval.

 

O Estaleiro Detroit em Itajaí (SC) acaba de concluir a docagem de classe de 5 anos do PSV Starnav Cepheus. A embarcação chegou no estaleiro itajaiense no dia 14 de março, docando logo em seguida. Após duas semanas de reparos e atualizações na presença da classificadora ABS, o Starnav Cepheus acaba de finalizar os últimos testes no litoral de Itajaí e Navegantes.

No estaleiro, além dos itens padrões de uma docagem de classe, o Cepheus passou por uma revisão completa nos propulsores azimutais Schottel, bombas e trocadores de calor. Também foi substituído um dos motores diesel MTU do conjunto diesel-elétrico. Com a conclusão dos últimos ajustes e testes em mar, a embarcação deve chegar nos próximos dias no Rio de Janeiro, onde mantém um contrato com a Petrobras até abril de 2024.

O PSV Starnav Cepheus foi construído no próprio Estaleiro Detroit em Itajaí, sendo entregue em 2016 através de um financiamento do FMM (Fundo da Marinha Mercante). A embarcação possui 90 metros de comprimento por 19 metros de boca e uma capacidade de carga de 5.320 toneladas. A embarcação tem como destaque os dois guindastes móveis da Rolls Royce instalados sob o guard-rail no convés em ambos os bordos, podendo cada um, içar até 10 toneladas.

Fonte: Portal Itajaí Naval.
06/04/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |