AHTS Mr Chafic. Foto: Cmt César

Estaleiro Navship conclui docagem do Mr. Chafic

  • 19/04/2021

AHTS Mr Chafic. Foto: Cmt César

 

O Estaleiro Navship está concluindo a docagem de classe de 15 anos do AHTS Mr. Chafic. A embarcação chegou em Navegantes (SC) em outubro do ano passado e após uma permanência estendida no estaleiro, o Mr. Chafic deve retornar em breve ao Rio de Janeiro onde mantém um contrato ativo com a Petrobras até fevereiro de 2023.

O Mr. Chafic foi construído no Estaleiro Aker Promar em Niterói (RJ) sob encomenda da Edison Chouest Offshore em 2005. Na época, era o maior AHTS (Anchor Handling Tug Supply) construído no Brasil e seu nome de batismo foi uma homenagem ao pai do então presidente do estaleiro, Chafic Haddad.

O AHTS Mr Chafic é fruto de um projeto naval bem-sucedido da Rolls Royce: UT 722 L. Dezenas de embarcações foram construídas ao redor do mundo empregando o mesmo projeto, com o Estaleiro Aker Promar entregando nos anos seguintes as embarcações Norskan Botafogo, Norskan Fluminense e Skandi Rio, todas oriundas do projeto UT 722 L. Até mesmo em Itajaí (SC) o projeto da Rolls Royce foi aplicado, com o Estaleiro EISA entregando o BOS Turmalina em 2006 e o BOS Turquesa em 2007. Antes deles, o estaleiro itajaiense também entregou o BOS Topázio em 2005, construído sob um projeto parecido, o UT 728 L.

O UT 722 L é um projeto de sucesso, com várias embarcações construídas ao redor do mundo. Imagem: Rolls Royce.

 

Com 80,60 metros de comprimento por 18 metros de boca, o AHTS Mr. Chafic possui um Bollard Pull (tração estática) de 167 toneladas. Assim como o seu projeto, seus dois motores diesel principais também são Rolls Royce, com 7.205 BHP de potência cada. Além de um enorme convés livre com cerca de 450 m², o AHTS também esbanja espaço na casaria, podendo acomodar com conforto até 40 pessoas a bordo.

Fonte: Portal Itajaí Naval.

 

19/04/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |